Os alunos do 4º ano do concelho de Macedo de Cavaleiros ficaram ontem a saber mais sobre poupança de água de uma forma diferente e divertida com a apresentação do livro “O Senhor Ribeiro e o Guarda-Rios”.Uma obra que resulta de uma candidatura da Águas do Norte no âmbito de um projeto lançado pelo Ministério do Ambiente, que inclui também uma aplicação para telemóvel, com os quais o objetivo é sensibilizar os mais pequenos para uma maior consciência ambiental, como refere Paulo Queirós, Diretor de Cliente da Águas do Norte:
“As Águas do Norte apresentaram uma candidatura que foi aprovada. O projeto incluía a elaboração e produção de um livro, junto do qual também foi produzida uma aplicação (app) que reflete o que consta no livro. É utilizada uma linguagem de forma a sensibilizá-los para as questões ambientais, para a população, poupança da água. Através da aplicação pode ser feita uma simulação que define três perfis daquilo que são os gastos de água numa habitação. Se as pessoas responderem às perguntas que constam dessa app podem ser definidas como gastadoras, poupadoras ou serem encaixadas num meio termo, relativamente à poupança e gastos de água.”
Uma sensibilização que chega até aos mais novos através de uma história que vai chamando a atenção para várias questões ligadas ao ambiente e não só, como conta o autor, Pedro Seromenho:
“Este livro fala da história de um senhor que poderá ser um guarda florestal, ou alguém ligado ao ambiente, que decide passar a sua reforma na pacatez da natureza e encontra um companheiro, que é um guarda-rios, um passarinho, que encontra ferido e decide levar para casa para o curar. Esse pássaro, acaba por se tornar o auxiliar de memória dele, ou seja, o velhinho vai-se esquecendo de fechar a torneira, todas aquelas preocupações ambientais relacionadas com a água, os cuidados que devemos ter, e é o animal que vai transmitindo essas informações ao senhor Ribeiro. Mais do que esse alerta, é importante o facto do livro falar do ciclo da vida. No final, ele acaba em casa de um jovem que cuida dele, porque dessa vez é o senhor Ribeiro que precisa de alguém que trate dele. Todos temos direito a essa dignidade, a esses dias.”
E através das crianças pretende-se também levar a mensagem aos mais graúdos:
“Eu sei, até por outros livros que escrevi, que as crianças são o melhor veículo da educação ambiental, mesmo para os mais velhos, pois passam a ser os mais pequenos a alertá-los. Quisemos que este livro fosse esse despertador de consciência, em que a criança toma mais cuidados, muda hábitos, e vai de encontro ao que se pretende.”
Estes livros estão a ser apresentados e entregues a crianças dos 66 municípios abrangidos pela empresa Águas do Norte.
Onda Livre
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário