Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Adesão à greve dos técnicos superiores de Diagnóstico e Terapêutica quase nos 90% no distrito de Bragança

No distrito de Bragança, a greve dos técnicos superiores de Diagnóstico e Terapêutica está a ter uma adesão de 87%, e, em Vila Real, apesar de ainda não estarem todos os dados apurados, estima-se que ronde os 80%. Os serviços mais afetados são os de análises clínicas e radiologia.
Esta é uma greve intercalar que começou no início deste mês, com a qual os profissionais reivindicam a revisão das carreiras e uma nova tabela salarial, como explica Alexandra Costa, dirigente sindical do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica:

“Estamos há um ano num processo negocial com o governo, foi um processo que se iniciou de forma pacífica e em que houve cedência de ambas as partes. No entanto, quando chegamos à transição dos colegas para a nova carreira e tabela salarial, não conseguimos chegar a acordo porque o Governo propõe que 97% dos profissionais fiquem na base da carreira, ou seja, profissionais que já foram sujeitos a processos concursais, que já subiram na carreira antiga, vão ficar com o mesmo salário que um colega que entrou ontem, por exemplo.

Isto é inaceitável.”

Esta é a 5ª greve que estes profissionais de saúde levam a cabo este ano, que apesar de já ter surtido algum efeito, ainda não foi o desejável, situação essa que se continuar, vai obrigar a que a luta se prolongue no próximo ano, acrescenta a dirigente sindical:

“Tivemos uma reunião no dia 10 de dezembro com a ministra e ela estava irredutível.

Fez alguns ajustes na base da carreira mas foram irrelevantes, porque o grande problema aqui é a transição dos colegas para a nova carreira.

Se esta paralisação não surtir o efeito pretendido, vamos voltar à luta já em janeiro. A partir do dia 28 vamos fazer um apanhado de todo este processo, são quatro sindicatos envolvidos, e planearemos novas ações de luta.”

Em greve estão também, a partir de hoje e até sexta-feira, os trabalhadores dos Registos e Notariados.

Na base da paralisação estão questões relacionadas com o sistema remuneratório, a revisão das carreiras e ainda o atraso na abertura de concursos para admissão de novos trabalhadores.

Durante os próximos três dias, estão também em greve os trabalhadores administrativos do serviço de Estrangeiros e Fronteiras e os trabalhadores dos Impostos e Alfândegas, esta última que se prolonga até dia 31 de dezembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário