Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

À BOLEIA DE CAMIÃO PELAS ESTRADAS DA EUROPA

Como vai a nossa gente boa e amiga? Nós cá vamos acordando vivos todas as manhãs, pois é o melhor pleonasmo da vida.

Agora no Inverno temos a máxima de dizer “está um frio de rachar! Abre o coração, família, que nos queremos agasalhar”. E assim a nossa gente nos vai aquecendo com o seu calor humano, compartilhando o seu dia-a-dia, as suas preocupações, alegrias e tristezas. São muitos aqueles que nos entretêm com o seu talento no mundo do instrumentos musicais, onde o realejo e a concertina são os maiorais, embora também tenhamos acordeões, bandolins, cavaquinhos, órgãos e gaitas de foles, que desta forma ajudam a viver muita gente. A grande vitória da Família do Tio João é que ninguém vive em solidão.

A nível agrícola, o nosso tio Rebelo, de Real Covo (Valpaços), disse-nos que “Fevereiro quente, traz o Diabo no ventre”.

A verdade é que temos tido algumas tardes com temperaturas acima da média para esta altura e, ainda segundo ele, as árvores já estão a puxar muito e até as videiras já choram. Isto vai amargar-se com as futuras geadas que ainda estão para vir. A tia Teresa, de Cal de Bois (Alijó), contou-nos que “anda cansada p’ra caraças”, pois tem andado a lavrar com a sua burrinha e quando esta se cansa, agarra na enxada e faz ela o trabalho. Por isso pôs-nos a seguinte questão: “afinal quem é a burra?!”. A tia Celeste, de Serapicos (Valpaços), disse-nos que tem andado de gadanha na mão, a fazer as bordas. Também o tio João da Cruz, da Sarzeda (Bragança), tem andado na luta contra as silvas, na limpeza dos seus terrenos.

Quem tem recebido muito miminho da nossa gente é a minha madrinha, que depois de ter estado hospitalizada e ter sido operada no hospital de Macedo de Cavaleiros, já está em casa a recobrar e agradece a todos as preocupações que têm manifestado.

Nesta última semana fizeram anos as gémeas Graciana e Patricia (33), de Canavezes (Valpaços); Francisco (70), de Castelãos (Macedo de Cavaleiros); Cristina (46) e tia Neves (65), de Nuzedo de Baixo (Vinhais); Paulo (40), de Alimonde (Bragança); Isilda (83), de Pinela e Magno (47), de Grijó (Bragança); Manuel Magalhães (65), de Paredes (Bragança); Justina (83), de Baçal (Bragança) e Olímpio (67), de Vale de Lamas (Bragança). Para todos, muita saúde e paz, que o resto a gente faz.

Agora vamos à boleia, com aqueles que nos ouvem diariamente por toda a Europa dentro do seu camião.

Cada vez temos mais participações de camionistas no nosso programa de rádio, graças às novas tecnologias nos telemóveis, pois podem ouvir-nos durante o seu horário de trabalho, que muitas vezes coincide com as horas do programa e por isso nos ouvem através da internet e participam em directo.

Os últimos a apresentarem-se e a participar assiduamente são o Tio Carlos e a Tia Adília, sua esposa, ambos de Celorico da Beira (Guarda). A Tia Adília tem 59 anos, reformada da função pública há dois anos, altura em que passou a ser esposa a tempo inteiro, pois em todas as viagens da linha internacional que o tio Carlos faz, depois de reformada passou a acompanhá-lo para todo o lado.

São casados há 30 anos e têm quatro filhos e seis netos. Como agora estão sempre juntos e o carro do amor está na moda, eles fazem o camião do amor.

Desta forma estão a trabalhar e de férias ao mesmo tempo, pois aproveitam as viagens que têm de fazer por toda a Europa e visitam muitos lugares turísticos por onde passam, não gastando dinheiro em hotéis e restaurantes, visto que dormem no camião e também fazem lá as suas refeições.

Ao fim de quinze ou vinte dias de viagens, voltam a casa e dizem que o que notam é que a cama é maior...

Este tipo de vida tem-lhes permitido conhecer e conviver com outros camionistas, inclusive casais em que ambos são camionistas, o que não é o seu caso. Também nos contaram que frequentemente combinam convívios e fazem as refeições na companhia de outros companheiros de profissão, em alegre camaradagem.

O Tio Carlos contou-nos que entre os camionista é habitual chamarem aos seus respectivos camiões “a casinha da saudade”.

Outros dois camionistas que são nossos ouvintes e participantes de quem vos queremos falar aqui, são o Tio Alexandre Alves, de Lampaça (Valpaços), de 42 anos de idade e o Tio Pedro Freire, de Vale da Porca (Macedo de Cavaleiros), com 30 anos, ambos emigrantes, um na França e outro na Suíça, respectivamente.

O Tio Alexandre Alves é motorista na zona de Bordéus há cinco anos e faz transporte de todo o tipo de máquinas para a construção civil e obras nas estradas. Além de fazer o transporte, também é ele que tem a responsabilidade de carregar e descarregar toda esta maquinaria.

O Tio Pedro Freire, o mais jovem destes motoristas, trabalha em Genebra, na distribuição postal e de jornais na central de correios de Genebra, levantando-se todos os dias às 4 horas da manhã para pegar ao trabalho.

Todos dizem que o nosso programa de rádio lhes faz muita companhia e ainda ficam informados das notícias das suas terras.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário