O cartão do idoso para pessoas com mais de 65 anos do concelho de Freixo de Espada à Cinta é uma medida que vai disponibilizar transporte gratuito.
Uma das vantagens será a comparticipação financeira de transporte diário dentro do concelho para o Centro de Saúde, um apoio que se tornou mais necessário que surgiu depois de dois postos médicos do concelho terem fechado em finais de 2018, depois da médica que ali prestava serviço ter falecido, como destacou a autarca de Freixo, Maria do Céu Quintas:
“O cartão do idoso não é só para carenciados, é para toda a gente, desde que tenham mais de 65 anos, para poderem deslocar-se das freguesias para a sede de concelho. Tínhamos duas freguesias com posto médico, mas entretanto a ULSN fechou este serviço, nas aldeias de Lagoaça e em Ligares. E nós consideramos dar a possibilidade às pessoas de terem um transporte gratuito, para poderem vir à vila, para as consultas médicas”, destacou Maria do Céu Quintas.
Com o envelhecimento da população a presidente do município explica que a política social do município dá maior atenção a esta faixa etária e todos os cidadãos com mais de 65 anos do concelho terão acesso a este cartão.
“Os idosos vêm fazer a inscrição no serviço de acção social e serão portadores de um cartão de identificação que será usado nos autocarros”, acrescentou a autarca.
O Cartão do Idoso vai ainda conferir apoio médico e em consultas, para além de outros benefícios integrados nos serviços de cuidados paliativos domiciliários geridos pela Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Este instrumento vai ainda permitir rastrear, de forma mais fidedigna, os munícipes com mais de 65 anos susceptíveis de beneficiarem de serviços de saúde e acção social, áreas em que se vai focar.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário