O livro «Identidades que se comem» - Da rusticidade alheireira à intimista Lhéngua Mirandesa» da autoria de António Manuel Monteiro vai ser apresentado no próximo sábado, em Torre de Moncorvo, na Biblioteca Municipal, às 15h00.
O autor destaca que esta obra é um contributo para a história da alimentação regional, e por isso concretizou o objectivo de fazer este livro.
“A história da alimentação da região não está contada. Está nas nossas memórias, dos nossos avós, mas não está contada e era preciso começar a contá-la. A ideia era juntar memórias recentes com documentos históricos. É um contributo para a história da alimentação regional”, referiu o autor.
O livro resultou de um conjunto de conversas entre o autor e Amadeu Ferreira, um dos maiores investigadores da língua mirandesa. O objectivo foi criar um livro nas duas línguas e mostrar a história de vários produtos como as alheiras, o chouriço de vaca mirandesa ou as amêndoas cobertas. Outro objectivo é desmitificar a origem destes produtos, explicou António Manuel Monteiro.
Um dos exemplos que o autor usa é descobrir se a alheira e se a amêndoa coberta têm realmente origem judaica. “Tem a mão dos judeus ou é um mero gosto ou uma questão de circunstância, ou originário da doçaria barroca que perdurava no país. Não há uma conclusão, como é óbvio, mas há pistas significativas para dar ideias sobre o assunto. O caso das alheiras é a mesma coisa. Tem origem judaica ou não? Há uma opinião ali, dizendo que não. Mas é uma opinião baseada em documentos e trabalhos de investigação e estudos, que apontam para algumas soluções. O resto são formas de fazer diferentes, porque a região é muito heterogénea”, sustentou António Manuel Monteiro.
O autor vai publicar outro livro, no próximo mês de Março, no dia 16, sobre a amêndoa coberta de Torre de Moncorvo. António Manuel Monteiro nasceu nesta vila transmontana a 18 de Novembro de 1957 e tem vários livros publicados na área da gastronomia.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário