Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de março de 2019

Pastel de amêndoa é candidato às 7 Maravilhas

Sem se conhecer bem a sua origem, o Pastel de Amêndoa de Vimioso há muito que povoa a memória gastronómica de todos os que o conhecem.

E porque a receita, ao longo dos séculos, passou de boca em boca, não se perdeu, mas são poucos os que ainda hoje o confecionam, sendo um produto gourmet de algumas empresárias de Vimioso, a autarquia decidiu candidatar este exemplo de referência da doçaria regional do concelho às 7 Maravilhas Doces de Portugal, sendo uma das 41 candidaturas do distrito de Bragança a concurso.

De recordar que foram 907 as candidaturas apresentadas, sendo a categoria de “Doces de Território” a que conta com mais inscrições, num total de 246 candidaturas, seguida de “Doces de Inovação”, com 175 candidatos, duas das sete categorias a concurso.

As 907 candidaturas vão ser agora avaliadas e validadas pelo Conselho Científico e, após validadas, um painel de especialistas irá votar para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma. Depois de nova avaliação e escrutínio, será concretizada uma lista final de 140 doces, revelada a 8 de maio para votação do público. 

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, onde serão apurados sete doces em cada e que irão estar presentes a concurso na final da edição que acontece dia 7 de setembro.

Voz de Trás-os-Montes

Sem comentários:

Enviar um comentário