Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

O programa “Conhecendo-nos” do AECT Duero-Douro inicia a X Edição em Torre de Moncorvo com mais de um milhar de estudantes de ambos os lados da Raia

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro, juntamente com a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, organiza mais uma jornada cultural na temática medieval, que terá lugar no próximo dia 26 de abril. Este ano, como novidade, serão os próprios alunos quem realiza a conferência de imprensa da jornada aos meios de comunicação presentes, e a todos os assistentes interessados em conhecer a iniciativa, que celebra 10 anos.
Nesta atividade participarão alunos oriundos de diferentes municípios espanhois, concretamente de Vezdemarbán, Morales de Toro, Alcañices, Sarracín de Aliste (Riofrío de Aliste), Ferreruela de Tábara, Moralina de Sayago, Torrefrades (Bermillo de Sayago), Torregamones, Villar del Buey, Vitigudino, Almeida de Sayago y Fuenteguinaldo; e de outras localidades portuguesas, como Sendim, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Vinhais, Mogadouro e Torre de Moncorvo, o município anfitrião.

A iniciativa concentra-se numa Feira Medieval, onde se convida o visitante a viver “in situ” costumes e tradições de outra época, recriando antigas formas de vida num feedback constante entre o público e os distintos personagens, em variadas situações que se representam. 

Durante esta viagem no tempo, Torre de Moncorvo regressa ao reinado do monarca D. Dinis, que concedeu a este município um conjunto de privilégios, fomentando a fixação da população e a exploração económica da região. 

Os participantes, crianças, professores, jovens, adultos, têm a oportunidade de desfrutar de uma recriação histórica do comércio, as artes e o artesanato na Idade Média, com a finalidade de sensibilizar e promover o acervo cultural dos nossos povos, para que o legado patrimonial imaterial não caia no esquecimento.

Em todos os momentos da atividade os alunos visitantes têm um papel extremamente ativo na mesma, já que encenam perante o Rei e a Rainha breves atuações de natureza teatral e musical, tratando de valorizar as características culturais mais peculiares dos seus municipios de origem, com o objetivo de fomentar um intercâmbio de experiências muito enriquecedor de um lado e do outro da fronteira. 

O almoço, oferecido pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, é também outra encenação do período medieval. Além disso, como novidade, este ano cabe destacar que a atividade inclui uma conferência de imprensa realizada pelos alunos participantes, na qual os principais protagonistas apresentarão a atividade, fazendo menção aos objetivos e finalidade do programa ”Conhecendo-nos” e ao papel do AECT Duero-Douro como entidade organizadora deste encontro, juntamente com a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.

Ainda a destacar, a contribuição pessoal e social que este tipo de iniciativas promove, tanto aos alunos como aos professores envolvidos, evidenciando inquietudes, interesses e opiniões, tanto individuais como coletivas, nos âmbitos educativo, cultural, social e pessoal.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário