Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

A essência de quem lê à volta do mundo para conhecer em fotografias na Biblioteca Municipal de Macedo

“Uma Volta ao mundo com leitores – Acordo Fotográfico” é o nome do projeto que se divide entre uma  exposição e um livro, que contam a história da viagem que a autora francesa com raízes algarvias Sandra Barão Nobre fez à volta de 14 países, com o propósito de captar em fotografias as essências de várias pessoas a ler, apresentado ontem em Macedo de Cavaleiros.

Uma experiência que começou com um blog, conta:

“Em 2011 resolvi começar a fotografar pessoas que encontro a ler em locais públicos. Eu estou sempre a ler e na altura, como trabalhava numa livraria online, estava sempre muito atenta ao que as pessoas liam nos mais diversos locais. Foi então que decidi encher-me de coragem e começar a pedir autorização às pessoas para fazer uma fotografia sobre o livro que liam e o porquê de o estarem a ler, para publicar num blog.

O projeto foi crescendo, eu fui-me tornando mais ambiciosa, comecei a fotografar fora do país e depois, em 2014, fiz uma volta ao mundo com o propósito de alimentar o acordo fotográfico.

Hoje venho aqui apresentar o resultado dessa viagem de seis meses à volta do mundo, mas também trago fotografias que tirei pela Europa e em outras viagens. O que está no livro são os posts que fui fazendo na altura mas também o meu diário.”

O livro, lançado há dois anos, tem desde então percorrido o país, juntamente com a exposição, e por onde passam, a autora espera que ajude a desmistificar alguns conceitos:

“Primeiro desmistificar a ideia de que é preciso muito dinheiro para viajar, porque não é. Com orçamentos muito baixos é possível fazê-lo, abdicando de alguns confortos.

Tenho ido muito a escolas falar do livro e da viagem, e noto que, não só os miúdos mas também os adultos, tem a ideia de que o mundo é um lugar perigoso. É óbvio que é, mas não tanto como as pessoas pensam.

Este projeto é também um incentivo à leitura, que pode transformar a nossa vida. Olhando para o meu caso, que sou fruto do facto de ler e hoje providencio terapia através das obras que recomendo. Por isso, é importante passar a mensagem de que os livros são transformadores.”

Presente na apresentação esteve também Benjamim Rodrigues, autarca macedense, que considera esta obra como um bom exemplo para a população:

“Estamos a testemunhar a experiência de uma pessoa.

Em Macedo também temos algumas pessoas que o fazem, com algum espírito aventureiro.

É importante proporcionar este tipo de experiências, saber como e o que as pessoas lêem, mas o que é mais interessante é perceber que alguém sente curiosidade de ver por onde os nossos ancestrais andaram e perceber qual o testemunho que eles têm para nos dar, nomeadamente quando nos identificamos por ter uma língua comum.

De facto, é importante transmitir essa experiência a todos para que percebamos o que é possível vivenciar, numa perceptiva de aventura mas ao mesmo tempo à procura das nossas raízes. Penso que para os macedenses será um bom exemplo. “

A exposição está patente na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros até 31 de julho.







Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário