sexta-feira, 28 de junho de 2019

Ministra da Saúde no Dia do Município de Macedo de Cavaleiros

A Ministra da Saúde no Dia do Município de Macedo de Cavaleiros para homenagear vítimas do acidente de helicóptero do INEM e presidir às festas de S. Pedro.
O Dia do Município de Macedo de Cavaleiros, que se comemora no próximo sábado, 29 de junho, ficará marcado por uma série de iniciativas, com destaque para a homenagem póstuma aos quatro profissionais que integravam a equipa do helicóptero de emergência médica que caiu na zona da serra de Pias, em Valongo. 

O médico Luís Vega, a enfermeira Daniela Silva, o piloto João Lima e o copiloto Luís Rosindo vão receber a Medalha de Mérito Municipal de Valor e Altruísmo, Grau Ouro, numa cerimónia que contará com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido. A cerimónia, que decorre no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros e tem início às 15h00, ficará ainda marcada pelas condecorações ao INEM e a Manuel Filipe Serralva, o médico com mais horas em emergência médica e que prestou serviço na base do Heli 3 desde que o mesmo está sediado em Macedo de Cavaleiros. Da homenagem faz ainda parte o descerramento de uma placa de homenagem às vítimas do acidente, que ficará localizada no heliporto de Macedo. Ainda neste dia, será também condecorado o Grupo Desportivo Macedense.

Sábado arranca, também, a XXXVI Feira de São Pedro 2019, pelas 18h00, no Parque Municipal e de Exposições, com a presença da ministra Marta Temido. A festa decorre até 6 de Julho e é um certame agroindustrial e comercial, que acolhe vários agentes económicos da região e milhares de visitantes de todo o País.

A feira contará também com muita música, estando o dia de abertura reservado para a banda Diabo na Cruz e uma festa after hours com música eletrónica. Todavia, o programa de festas (que pode consultar abaixo), começa logo pelas 09h00 da manhã com um fogo-de-artifício.

O Município de Macedo de Cavaleiros vai homenagear, no próximo dia 29 de junho, a título póstumo, os quatro profissionais que integravam a equipa do helicóptero de emergência médica que caiu na zona da serra de Pias, em Valongo, a 15 de dezembro de 2018. O Dr. Luís Vega, a enfermeira Daniela Silva, o piloto João Lima e o copiloto Luís Rosindo vão receber a Medalha de Mérito Municipal de Valor e Altruísmo, Grau Ouro, durante as comemorações do Dia do Município, numa cerimónia que contará com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido. 


Município homenageia vítimas do acidente o helicóptero de emergência médica
O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, recorda que “a decisão foi tomada em reunião camarária logo após o trágico acidente e pretende enaltecer a forma como, com altruísmo e resiliência, os quatro elementos do Heli 3 assumiram um papel fundamental no auxílio às populações da nossa região”. “Creio que não há melhor forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por aqueles quatro heróis do que fazer esta homenagem no Dia do Município”, salienta o autarca.

A cerimónia, que decorre no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros e tem início às 15 horas, ficará ainda marcada pelas condecorações ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Manuel Filipe Serralva, o médico com mais horas em emergência médica e que prestou serviço na base do Heli 3 desde que o mesmo foi sediado em Macedo de Cavaleiros. “Pretendemos valorizar o trabalho desenvolvimento pelo Dr. Serralva desde que o INEM instalou esta base no nosso município. Quanto ao INEM é o reconhecimento da forma como ao longo destes anos o instituto de emergência médica tem desempenhado um serviço em prol de toda a região, por via terrestre e aérea, de forma exemplar e com muitas vidas salvas”, acrescenta Benjamim Rodrigues.

Acidente ocorreu após transporte de emergência

Os quatro elementos do Heli 3 do INEM faleceram a 15 de dezembro de 2018 depois de a aeronave onde seguiam se ter despenhado na zona da serra de Pias, em Valongo, a 15 de dezembro de 2018. A equipa do INEM tinha descolado por volta das 15 horas da base em Macedo de Cavaleiros para efetuar o transporte de uma mulher de 76 anos com problemas cardíacos graves que se encontrava na Unidade Local de Saúde do Nordeste, em Bragança. O transporte de emergência teve como destino o Hospital de Santo António, no Porto, onde a doente chegou por volta das 18h10. Foi já no trajeto de regresso que, por volta das 18h30, a aeronave deixou de ser vista no radar. 

A bordo do Heli 3 seguiam o Dr. Luís Vega, a enfermeira Daniela Silva, o piloto João Lima e o copiloto Luís Rosindo. Luís Vega, médico de 47 anos e de nacionalidade espanhola, trabalhava na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) há 11 anos e integrava o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga como especialista em Medicina Interna há quase 20 anos. A enfermeira Daniela Silva, de 34 anos, integrava os quadros do Instituto Nacional de Emergência Médica onde, além de operacional, era formadora de Tripulante de Ambulância de Transporte. 

O piloto João Lima, de 56 anos, era um piloto muito experiente, com milhares de horas de voo, muitas delas em missões, tanto no transporte de doentes como em operações de resgate e combate aos incêndios. Destacou-se em várias missões de risco, incluindo o resgate de jovens que ficaram encurralados numa escarpa das cataratas do Bal Couvo, em Gavião. Luís Rosindo, o copiloto de 31 anos, partilhava a paixão do voo com o ciclismo e BTT. Alistou-se na Força Aérea Portuguesa em 2006, onde permaneceu até 2015. No ano seguinte ingressou na empresa de transporte aéreo Babcock MCS, que operava o Heli 3.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário