Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Paradela, Miranda do Douro, voltou a abrir portas ao “Há Festa na Aldeia”

Paradela, no concelho de Miranda do Douro, esteve este fim-de-semana em festa. A iniciativa de desenvolvimento rural “Há Festa na Aldeia” animou a localidade mais oriental de Portugal.
Não faltaram, ao longo do fim-de-semana, oficinas de dança tradicional, espectáculo de marionetas, passeios com burros, actuação de gaiteiros e grupo folclórico, mercado e tascas da aldeia e um concerto com o grupo Roncos do Diabo. Uma oportunidade para dinamizar a aldeia, promover o convívio e divulgar o património e cultura local, que não deixa indiferente os visitantes nem locais. “No ano passado também já estivemos aqui e gosto muito pelo ambiente que há, pela gente. É muito tradicional”, revelou uma visitante de Espanha. “Tivemos conhecimento desta festa e viemos ver como era. É engraçado”, disse outra visitante. “Está muito bom. Vem muita gente de fora e isto fica muito animado”, confessou um local.

Esta foi também uma oportunidade para venda e promoção de produtos locais. “Somos produtores de mel. Isto é um evento de terras e tentamos ajudar e acompanhar. Temos petiscos e vinho tradicional. São eventos bonitos e dão vida às aldeias”, disse um expositor. “Além das máscaras temos um doces caseiros. O azeite e o mel têm saído mais para os espanhóis, sobretudo”, disse outro vendedor. “Gosto de todo o cuidado que têm em manter tudo o mais aproximado ao que era antigamente e fica bem porque é uma forma também de mostrar a nossa aldeia”, revelou uma comerciante local.

Ana Margarida Almeida, da ATA Aldeias de Portugal, que organiza a iniciativa com o apoio do Portugal Inovação Social e em parceria com o município, explica que encontraram um grande envolvimento da comunidade local. “Paradela é uma aldeia muito especial para nós e não começou a ser especial no dia da festa mas logo durante as montagens. Foram todos muito prestáveis e simpáticos. É muito gratificante para nós. É um projecto a três anos, este é o segundo, e para o ano o financiamento termina mas isso não quer dizer que o projecto termine e a ideia é que continue até porque queremos que haja transferência de tarefas, que as pessoas se apropriem do projecto e possam ajudar a dinamizá-lo”.

Das oito festas programadas no âmbito deste projecto no país, depois de Paradela, Talhas em Macedo, Rio de Onor em Bragança e Bemposta em Mogadouro vão também acolher a iniciativa.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário