domingo, 30 de junho de 2019

Município de Macedo de Cavaleiros homenageou vítimas do acidente com Helicóptero do INEM

O médico Luís Veiga, a enfermeira Daniela Silva, o piloto João Lima e o co-piloto Luís Rosindo, foram os quatro profissionais que perderam vida no passado dia 15 de dezembro a serviço do helicóptero do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros, que caiu na zona de Valongo, e este sábado a autarquia de Macedo de Cavaleiros homenageou-os a título póstumo.
Presente na cerimónia não esteve a Ministra da Saúde, como era previsto, que foi substituída por Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde.

Uma forma de lembrar e agradecer a dedicação destes quatro profissionais, considera a governante:

“Nós sabemos que estes profissionais estão 24 horas por dia, todos os dias da semana, à nossa espera.

Os riscos que eles correr, muitas vezes porque vão acorrer a locais de difícil acesso, em situações atmosféricas muitas vezes complicadas, são riscos que se tentam melhorar mas ninguém acredita que algum dia eles vão acontecer, e esse foi um dia fatídico para todos nós porque realmente aconteceu.

A homenagem que estamos a fazer aqui não é mais do que dizer um obrigada a estas pessoas, a estes elementos que nos ajudaram imenso. Não vamos tirar lágrimas nem anular o tristeza e angústia que estes profissionais passam, mas vamos dizer-lhes que nos lembramos deles e temos muito orgulho do que fizeram por nós, estando para sempre na nossa memória.”


Quanto às indemnizações que ainda não foram pagas aos familiares das quatro vítimas, a Secretária de Estado diz desconhecer o que está a atrasar esse processo, afirmando que da parte do INEM está tudo em ordem:

“Essa é uma situação sobre a qual questiono várias vezes, sei que da parte do INEM está tudo organizado, e sei que as seguradoras estão ainda a tratar dos assuntos com os familiares. Ainda hoje perguntei o que podíamos fazer para ajudar, mas tratam-se de assuntos entre as seguradoras e as famílias.”

As medalhas de mérito municipal grau ouro, entregues pela autarquia de Macedo no Dia do Município, foram todas, ao exceto de uma, dedicadas ao serviço do INEM, que também foi homenageado como instituição.

Um reconhecimento que já estava previsto, mesmo antes da tragédia com o helicóptero, e que faz sentido num território onde o serviço da equipa do INEM é fundamental, refere o autarca de Macedo, Benjamim Rodrigues:

“Estamos com uma população muito envelhecida, muito sujeita a todo o tipo de doenças,  e aquilo que mais preza o transmontano nesta fase da vida é a saúde. Sem dúvida que o maior bem que se pode dar à comunidade é uma boa assistência, e a helitransportada é fundamental num território como este.

Achamos que tínhamos de homenagear os familiares destas quatro vítimas que tanto sofreram com aquele acidente, particularmente a comunidade macedense que convivia diariamente com esta equipa.

Foi uma perda irreparável mas posso dizer que em 48 horas o serviço foi reposto, o que nos deu confiança, segurança e esperança.”

Também o médico Manuel Filipe Serralva, que é quem totaliza mais horas de emergência médica, numa média entre 350 a 400 missões realizadas por ano, prestou serviço na base do Heli 3 desde que este está sediado em Macedo de Cavaleiros e foi ainda uma das vozes ativas para a sua permanência na cidade, há nove anos, foi homenageado este sábado:

“É um dia de emoções muito antagónicas. A felicidade, por um lado, por ver reconhecido pelo município de Macedo o valor deste meio cá, mas também é um dia de tristeza porque homenageamos os meus companheiros que faleceram. Tenho a certeza que eles, onde estiverem, são uns anjos a proteger a missão que eles tanto gostavam.

Aqui nunca encaramos isso como um trabalho mas sim sempre como uma missão que fazíamos. Sei que eles o sentiam, assim como toda a nossa equipa o sente, e só espero ser um porta-voz justo desta homenagem.



Quanto a mim, sinto uma felicidade enorme porque sei que este meio salva muitas vidas e em poucos sítios em Portugal ele terá uma adaptação e uma justificação tão grande como aqui onde as distâncias são tão grandes e as vias de comunicação escassas. “


Foi ainda descerrada no Heliporto Municipal uma placa de homenagem às quatro vítimas do acidente com o heliporto.

Nestas comemorações do Dia do Município foi também homenageado o Grupo Desportivo Macedense.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário