Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Governo anuncia participação dos habitantes na gestão das Áreas Protegidas

A gestão das áreas protegidas deve ser feita de forma compatível com a população, de modo a evitar o despovoamento, esta é a ideia defendida por Sandra Sarmento, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, acerca do modelo Co-Gestão.
Um modelo apresentado pelo Ministério do Ambiente que procura a proximidade entre o ICNF e os habitantes.

“As áreas protegidas devem ter oportunidades de desenvolvimento, mas não queremos que os planos sejam um obstáculo, mas tem que haver regras na preservação dos valores naturais, mas isso não é um impedimento, tem é que haver uma compatibilização”, explica Sandra Sarmento.

Neste momento, estão ainda a decorrer alguns investimentos que têm como objectivo a valorização do território e a fixação de pessoas através da oferta de trabalho.

“Temos a decorrer um conjunto de investimentos em áreas protegidas, que passa pela gestão dos habitats, pela valorização de áreas e por contratar equipas que têm feito trabalhos no que diz respeito valorização dos habitats e na defesa da floresta contra incêndios. Estamos a contratar pessoas que contribuem para a fixação de pessoas nestas regiões”, refere ainda.

Este tema foi abordado, esta manhã, no Seminário “Recursos Naturais e Património Natural no Combate à Desertificação”, em Freixo de Espada à Cinta. 

Escrito por Brigantia
Foto: Rota da Terra Fria Transmontana

Sem comentários:

Enviar um comentário