sábado, 29 de junho de 2019

… dos gatos

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Os gatos pensam que são Deus e do alto da sua altivez olham com complacência, ou indiferença os pobres mortais… às vezes são meigos… humanizam-se… descansam no colo dos seus devotos donos que não são mais do que serviçais… depois passeiam-se pela casa com a eloquência de antiquíssimos sábios e com a esfíngica elegância de fazer inveja à Cleópatra… aceitam a ração como uma oferta… herdeiros antiquíssimos da arte de caçar passam horas espreitando a presa… na paciência de quem tem o tempo da eternidade… silenciosos… astutos… precisos…
… pela noite presentem… os ruídos… as sombras… percutam o silêncio e vêem coisas que nós não vemos… depois regressam ao colo… e dizem num rom… rom… num longínquo miar… mensagens que só a alma entende… e devolvem-nos a paz da divindade… e tudo serena… na tranquilidade dos olhos dos gatos… olhos de infinitos… que nos emprestam uma réstia de céu à nossa finitude de pobres mortais.


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário