quinta-feira, 27 de junho de 2019

DECO aponta Macedo de Cavaleiros como o concelho que mais água desperdiça

Perdas de água em Portugal rondam os 180 milhões de metros cúbicos por ano. O valor apurado corresponde, segundo a associação, a 197 piscinas olímpicas.
Macedo de Cavaleiros é o município que mais água desperdiça, segundo apontou a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. As perdas de água em Portugal rondam os 180 milhões de metros cúbicos por ano, que correspondem a um desperdício na ordem dos 90 milhões de euros, conforme denunciou esta terça-feira a DECO. No caso de Macedo são perdidos por ramal e por dia 642 litros de água, que equivale a 2,35 milhões de metros cúbicos por ano. O presidente da câmara desta cidade, Benjamim Rodrigues, diz que estes valores são relativos a 2017 e já não correspondem à realidade. “Os valores que eles estão a ter como referência são de 2017 e, desde que nós assumimos o executivo, já melhoramos em 17%. As aldeias que não pagavam água, por exemplo, agora estão a pagar. As fugas de água são reparadas no imediato, temos duas equipas quando antes só havia uma. Tínhamos algumas aldeias onde havia perdas de água com cerca de dois meses. Basicamente foi por aí que conseguimos reduzir. Neste momento, os valores que tenho, rondam os 67% de perdas, não tem nada a ver com os valores de anteriormente, que eram acima dos 80%. Espero poder reduzir para os 50% de perda”.

Segundo o comunicado, as perdas são provocadas por problemas de armazenamento, transporte e distribuição de água. Depois dos dados avançados no inicio deste ano pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, relativos a 2017, e que apontavam que 76,9% da água não foi facturada naquele município, já foram tomadas algumas medidas, segundo confirmou Benjamim Rodrigues. “Em 2018 melhoramos essas perdas com várias medidas: criámos piquetes de reparação de fugas, tomámos iniciativas de fazer de contagens e pagamentos de água que não eram feitos e, neste momento, temos em curso estudos para fazer a reparação de redes que estejam já degradadas mas também para fazer instalação das medidas de caudal e ver onde temos as perdas”.

O autarca alega que o problema está, sobretudo, na idade avançada das condutas e em constantes rebentamentos e que se abrirem candidaturas para que estas possam ser reparadas, o município candidatar-se-á. “Havendo candidaturas abertas ou avisos específicos para esse tipo de trabalhos, iremos candidatar-nos. Espero que da parte da tutela também haja atenção na atribuição dessas candidaturas e que nos contemplem para que possamos melhorar a rede de abastecimento”.

Macedo de Cavaleiros está no topo desta lista de concelhos que mais água desperdiça. A seguir seguem-se os concelhos do Peso da Régua, Anadia, Arruda dos Vinhos e Silves.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário