sexta-feira, 28 de junho de 2019

Transporte gratuito da autarquia vinhaense já levou este ano 420 pessoas a tratamentos oncológicos

420 doentes oncológicos, de Vinhais, já foram transportados este ano ao Porto, Coimbra e Vila Real para tratamentos e consultas. O número é avançado pelo autarca da vila, a propósito do apoio que a câmara municipal oferece a estes doentes, desde 2014, e que se traduz no transporte inteiramente gratuito.
Este ano já se contam 150 viagens, um número que tem aumentado, conforme lamenta Luís Fernandes. "Durante este ano já fizemos 150 viagens, sobretudo ao IPO do Porto. De outra forma, havia pessoas que, de certeza, não tinham condições para se deslocar para fazer os tratamentos e consultas. É um apoio muito importante que oxalá não fosse necessário mas, infelizmente, cada vez é mais porque o número de pessoas que precisam de beneficiar deste apoio é cada vez maior".

A câmara de Vinhais disponibiliza o transporte gratuito ao IPO do Porto e Coimbra desde 2014 e alargou a Vila Real em 2017. Luís Fernandes garante que o importante é assegurar este apoio e por isso, em caso de necessidade, o transporte poderá ser assegurado a qualquer outro hospital oncológico que não um destes três. "Não há sequer uma selecção quanto às pessoas que nos solicitam. Já nos acontecem ter que colocar à disposição mais que um carro no mesmo dia porque a procura, infelizmente, é muita. Estamos sempre disponíveis a abrir aqui precedentes no caso de ser necessário ajudar mais pessoas", referiu o autarca.

Em termos financeiros, o apoio anual ronda os 15 mil euros, investimento que, continuará a ser realizado, segundo garantiu ainda Luís Fernandes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário