sexta-feira, 28 de junho de 2019

30 anos a ser família: ouvintes da Brigantia juntam-se domingo ao Tio João para celebrar trigésimo piquenicão

É já este domingo que, pela trigésima vez consecutiva, a família do “Bom dia, Tio João”, o programa das madrugadas da Rádio Brigantia, volta a encontrar-se no celebre Piquenicão.
A festa da “maior família radiofónica do mundo” está marcada para o Santuário da Nossa Senhora do Aviso, na aldeia de Serapicos, em Bragança. O piquenicão acontece anualmente e tem tantos anos quantos o programa que o fez acontecer: o "Bom Dia, Tio João". Segundo os ouvintes, a que o anfitrião do programa, carinhosamente, apelida de tiozinhos, o encontro é uma forma de se reverem e conhecerem quem de novo vai chegando à família. "A gente tem aquele bichinho no corpo de ouvir logo de manhã o Tio João. Gosto de ir aos piquenicões, como hei-de ir no próximo domingo. Encontramo-nos com muita gente, somos uma família", explicou Antónia Pires, de Rio Frio, Bragança. "Todos os dias há pessoas que se apresentam ao programa e uma grande parte dessas pessoas tem muita cultura de vida. O programa deu vida aos idosos. Há muita gente que ouve e nunca falou mas que está sempre presente e nestes eventos eles vão", referiu Telmo Gonçalves, também do concelho de Bragança mas da freguesia de Samil. "A principal vantagem que tem o programa é a comunicação que cria entre todos nós. Os piquenicões é uma maneira de fazer amigos e de conhecimentos da vida", disse Lurdes Pires, de Vinhais.

Sem consciência do que ia fazer, um dia, Nicolau Sernadela, na rádio onde o encarregaram apenas de pôr música durante a madrugada, decidiu dizer uma frase que lhe ditou o rumo: "Eu sou o Tio João e quero fazer uma grande família". Esta espécie de atrevimento levou a que várias pessoas, logo nesse dia, lhe telefonassem para partilhar histórias. E foi assim que começou o programa. Quanto ao encontro... segundo conta, já que se estavam a criar laços entre pessoas porquê não celebrá-los? "Cheguei a conquistar, na totalidade, mais de duas mil aldeias, durante estes anos todos, mas começou tudo do nada. Quando o programa já tinha uns seis meses, alguém, que Deus lá chamou, disse: 'Oh Tio João porque é que não fazemos uma festa todos aqueles que ouvimos o programa?!' e eu lembrei-me de fazer o primeiro piquenicão, que foi dia 16 de Setembro de 1990, no Santuário de Nossa Senhora da Hera, em Bragança. A partir daí os piquenicões nunca mais pararam. O maior piquenicão de sempre começou por ser um piqueniquinho que era para homenagear a tia Margarita, em Alcanices. Tinhamos 97 autocarros e 25 carros patrulha da polícia a comandar o trânsito", contou Nicolau Sernadela.

O "Bom Dia, Tio João" toma conta da Rádio Brigantia a partir das seis da manhã, de segunda-feira a sábado. Além das orações, o programa é um verdadeiro diário de desabafos, histórias, cantigas e amizades. "Não é mais que uma radionovela que retrata a vida de pessoas simples e humildes, que vão falando comigo, desabafam e mostram os seus talentos. O programa já é um antibiótico de vida para as pessoas. Tenho uma média de seis mil participações por ano e consegui fazer de simples ouvintes de rádio uma verdadeira família. A minha missão chorar com quem chora e rir com quem ri, a minha vida é a família do Tio João, eu vivo para a família e a família para mim. Eu acho que já deixei de ser Nicolau para ser Tio João", contou ainda o anfitrião do programa.

Ao longo destes 30 anos, com o Tio João, a família já pôde viajar 275 vezes, e até já houve aqui espaço para dois cruzeiros. O piquenicão tem missa marcada para as onze e meia da manhã de domingo. Depois do almoço convívio segue-se a tarde recreativa em que os artistas são as vozes que nos chegam através da rádio e a quem Nicolau, todas as manhãs, abre a porta.

Este ano o piquenicão decorre a par do décimo sexto Encontro de Gerações, promovido pela autarquia de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário