terça-feira, 25 de junho de 2019

Instituto Politécnico de Bragança no top da Investigação nacional

O Diário de Trás-os-Montes está em condições de confirmar a atribuição de dois Prémios de “Excelente” ao Centro de Investigação de Montanha – CIMO e ao Research Centre in Digitalization and Intelligent Robotics – CeDRI, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Para além destes também mais dois centros de investigação tiveram a classificação de “Bom”, o Centro de Investigação em Educação Básica - CIEB e o Unidade de Investigação Aplicada em Gestão – UNIAG.

O presidente do IPB, Prof Orlando Rodrigues numa primeira reação disse ao diário de Trás-os-Montes que “Nós não comunicámos ainda nada à imprensa, porque não conhecemos a avaliação dos restantes centros.

De qualquer forma, posso dizer-lhe que submetemos ao processo de avaliação dos Unidades de Investigação 4 Centros: o CIMO, O CEDRI, a UNIAG e o CIEB. Os dois primeiros foram avaliados com a menção máxima ‘Excelente’ e os restantes dois com a menção de ‘Bom’.

Isto significa que todas estas Unidades terão acesso a financiamento específico para desenvolver a sua atividade de investigação, nomeadamente aumentando o emprego científico.”

Falando sobre a importância para o Politécnico referiu: “Foi um resultado que nos deixou muito satisfeitos, colocando-nos comprovadamente entre as instituições nacionais de excelência, que melhor desempenho científico apresentam. Porém, era um resultado que esperávamos, face ao reconhecimento que a nossa produção científica e a nossa instituição tem tido internacionalmente.”

O Instituto Politécnico de Bragança já tinha sido várias vezes o melhor Politécnico de Portugal em diversos rankings nacionais, mas também em diversos índices internacionais conforme se pode ver em noticias anteriores por nós divulgadas, vê agora reforçada essas distinções de qualidade, com a atribuição de prémios que se traduzem também em financiamento directo para os quatro Centro de Investigação durante 4 anos e que se estima ser superior 3.3 milhões de euros.

A Investigação tornou-se um dos pilares em que assenta o futuro do IPB, é nesse sentido que podemos também anunciar em primeira mão a nomeação Dr. Isabel Ferreira para Vice-presidente do Politécnico.

Foto: Jorge Prada
António Pereira
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário