Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de junho de 2019

Bragança volta a ser, de 12 a 16 de junho, o epicentro da arte de rua, com o IV Festival de Street Art – Sm’arte.

Apresentado à comunicação social, no dia 3 de junho, o evento prepara-se para trazer muito mais do que novas cores a Bragança, incluindo iniciativas, como pintura e escultura urbana, mercado de usados, street food, teatro, dança e desporto de rua.

Já no âmbito das intervenções de arte urbana, o IV Sm’arte contará com a participação de 14 artistas, entre os quais Frederico Draw, natural do Porto, Cain Ferreras, de Espanha e Lucky Hell e Trip Dtos, de Bragança, que, sob o tema “Festas e Rituais de Inverno de Bragança”, vão dar mais cor e vida a diferentes locais e superfícies da cidade.
Uma das principais novidades desta edição é a criação inédita do Coletivo “Conexões”, constituído por dez artistas residentes em Bragança, de diferentes áreas artísticas (António Meireles, Ana Carreira, João Ferreira, Miguel Moreira e Silva, Ofélia Marrão, José Luís Benites, Octávio Marrão, Carlos Costa, Jacinta Costa e Duarte Saraiva), que vai realizar intervenções na zona verde do Rio Fervença, sob o lema “Todos a ferver no Fervença”.
Os alunos de artes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, da Escola Profissional Prática e Universal (EPPU) e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança foram, também, desafiados a decorar os “armários” cinzentos de energia, instalados em algumas das ruas do Centro Histórico de Bragança, ganhando nova vida e atratividade e transformando-os em verdadeiras peças de arte. Uma iniciativa que conta com o apoio da EDP Distribuição.
Recorde-se que Bragança conta, já, com mais de 40 intervenções de street art em diferentes espaços públicos e integra, desde o ano passado, a plataforma mundial de arte urbana (https://streetartcities.com/).
Além da arte urbana, o SM’ARTE acolhe muitas outras iniciativas, como Street Food e o Mercado de Rua, uma feira de artigos usados que terá lugar na parte inferior do Jardim Dr. António José de Almeida, de 14 a 16 de junho, entre as 10h00 e as 20h00, com entrada livre. Este será um espaço para venda, compra e troca de artigos em segunda mão, nomeadamente artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros, discos, DVD´s e CD’s. A participação no Mercado de Rua é gratuita e as inscrições decorrem até dia 7 de junho.
Esta edição do SM’ARTE ficará, também, marcada por uma vertente desportiva, com Desporto de Rua, através da realização, na tarde e na noite do dia 15 de junho, na Praça da Sé, do Torneio de 3x3 de Street Basket, organizado pela Associação Estrelas Brigantinas.
Contará, ainda, com a estreia da peça de Teatro de Rua “Iceberg, o último espetáculo”, uma coprodução do Teatro Municipal de Bragança, que retrata as alterações climáticas e sua implicação nas migrações humanas.

Município de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário