A partir de hoje e até domingo, Freixo de Espada à Cinta está de viagem à época manuelina.
Esta é a terceira edição do Mercado Medieval e, pela primeira vez, será alusivo ao reinado de D. Manuel I, já que este rei concedeu à vila o foral novo, o último dado ao concelho, em 1512. Segundo a presidente da câmara de Freixo, Maria do Céu Quintas, este ano o mercado conta com um casamento especial. “O projecto da nossa igreja, que é uma réplica dos Jerónimos, foi feito por um arquitecto espanhol. Vamos evocar um casamento espanhol porque ele casou-se em Freixo com uma senhora de cá, depois é que foram viver para Tomar”, explicou a autarca que afirma que evento mudou de nome para homenagear aquele rei devido ao legado arquitectónico da sua época, sendo Freixo muitas vezes referida como vila manuelina.
Além da gastronomia, artes e ofícios, espectáculos de fogo, danças orientais e cetraria, o mercado conta ainda com perto de 60 expositores.
O casamento manuelino está marcado para amanhã à tarde. O Mercado Manuelino, que se prolonga até domingo, conta ainda com as peças de teatro A LENDA DE FREIXO e A CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário