O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros acolhe no próximo dia 21 de junho, pelas 11 horas, a sessão de inauguração das instalações da Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação (BLC3) no Edifício SideUp.
Organizado pelo Município de Macedo de Cavaleiros e pela BLC3, esta sessão conta com a presença do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, além do presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, e do CEO da BLC3, João Nunes.
A BLC3 é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas, e de industrialização de conhecimento. Tem como missão, ser líder, ao nível da investigação e inovação, no desenvolvimento de soluções de Bioeconomia Circular e Economia Circular, tendo como projeto ancora o desenvolvimento de tecnologias de biorefinarias para a valorização de matos e incultos, resíduos florestais e agroalimentares.
O polo da região Norte da BLC3 tem como objetivo promover empreendedorismo qualificado e criativo na região, assim como, desenvolver atividades de inovação orientada para os problemas e oportunidades do território, em parceria com as entidades da região. Irá ter espaços de incubação física de projetos e ideias de negócio, assim como, laboratórios para desenvolver inovação, com destaque para o setor agroalimentar, florestal, biotecnologia vegetal, novos materiais, entre outros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, “este é o concretizar de uma parceria que entendemos como fundamental para potenciar a instalação de novas empresas no nosso concelho e assim contribuir para o desenvolvimento económico não só do Município de Macedo de Cavaleiros, como do próprio Nordeste Transmontano”.
No entender de João Nunes, CEO da BLC3, a parceria desenvolvida com o Município de Macedo de Cavaleiros “permitiu criar condições para o nascimento de um ecossistema de inovação na região, sendo que já existem cinco projetos de investigação e empreendedorismo em desenvolvimento com entidades da região, como o Instituto Politécnico de Bragança, o COLAB More, o Brigantia e o NERBA, sendo objetivo cooperar ainda mais com outras entidades”. “É importante, em particular nas regiões interiores, trabalhar em rede e ganhar escala de competitividade, assim como, apostar em jovens com perfil e capacidade de resiliência empreendedora”, salienta.
in:noticiasdonordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário