Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Bragança dá a conhecer segredo da gastronomia transmontana

Apostando na valorização da tradição e da cultura, a aldeia de Palácios, Bragança, recebe no próximo fim-de-semana, 26 e 28 de julho, o “LOMBADA - Festival de Música e Tradição”. Trata-se de uma iniciativa que pretende recordar os costumes, a gastronomia e a animação de outros tempos através da recriação de rituais e tarefas de antigamente.
Do programa da iniciativa destaca-se o Ciclo de Colheita dos Cereais que vai permitir recordar a tradição da ceifa (segada) e da malha manual dos cereais. Depois, durante a tarde, um Workshop de Cuscos (ou couscous transmontanos) permitirá ficar a saber mais sobre a história desta tradição alimentar cuja candidatura para inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em curso.

Os cuscos transmontanos confecionados artesanalmente, e que por isso estiveram em risco de se perder, são conhecidos como um saboroso segredo da gastronomia da região. A experiência gastronómica vai ensinar a fazer os cuscos transmontanos desde a colheita dos cereais, malha e até à confeção com a farinha de trigo utilizando as cuscuzeiras (vaso semelhante a masseira do pão).

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, sublinha a importância do Festival para valorizar a tradição e a cultura da região destacando que “o LOMBADA marca a diferença, não só por todas as atividades que constam do programa, mas também pela envolvência e pelo trabalho desenvolvido por toda a comunidade”.

Programa:

09h30 – Participação livre na colheita dos cereais

12h30 – Almoço comunitário com ementa tradicional da segada (ceifa)

15h00 – Workshop “Cá se fazem Cuscos” – aprender a fazer cuscos de Bragança e história do couscous em Portugal – com Patrícia Cordeiro

16h30 – participação livre na malha tradicional

17h30 – Continuação Workshop “Cá se fazem Cuscos”

Sobre os cuscos transmontanos

Os cuscos transmontanos fazem parte da gastronomia transmontana. A confeção artesanal destas pequenas bolinhas de farinha, cozidas a vapor numa cuscuzeira (vaso especial para fazer cuscos) e secos ao sol, é uma prática alimentar milenar com origem nos países do Norte de África.

Acredita-se que esta prática alimentar chegou a Portugal no tempo das invasões árabes e que se mantêm em Bragança por ser uma herança dos povos judeus que aqui se refugiaram e que partilhavam com os muçulmanos alguns hábitos alimentares, e também pela importante produção e consumo de cereais na região.

Em Bragança, acompanham a evolução da cultura dos cereais, e ainda hoje se fazem pelas mãos de quem guarda memórias de um tempo histórico mais recente, em que substituíam o arroz e a massa.

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário