Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Sessão de esclarecimento informa população de Ifanes e Paradela sobre funcionamento de campo de alimentação para aves necrófagas

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com a Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural e a Junta da União de Freguesias de Ifanes e Paradela, organizou, no dia 30 de junho, uma sessão de esclarecimento para explicar à população de Ifanes e Paradela, no concelho de Miranda do Douro, o modo de funcionamento do campo de alimentação para aves necrófagas (CAAN) instalado na zona, bem como a importância destas espécies. 
Sessão de esclarecimento sobre o CAAN de Ifanes.

A sessão de esclarecimento, realizada no salão da Junta de Freguesia de Ifanes e Paradela, contou com a participação de cerca de 30 pessoas da comunidade, entre as quais representantes de associações de caça/setor cinegético, agricultores e produtores de gado. Estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o presidente da Junta da União de Freguesias de Ifanes e Paradela, o veterinário municipal de Miranda do Douro e técnicos e vigilantes da Natureza do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Durante este encontro, os presentes puderam informar-se sobre como funciona o CAAN instalado em 2018 em Ifanes e gerido pela Palombar no âmbito do projeto LIFE Rupis de conservação do britango (Neophron percnopterus) e da águia-perdigueira (Aquila fasciata) no Vale do Rio Douro. 

Foram também apresentadas aos presentes as linhas orientadoras da Estratégia Nacional para a Conservação das Aves Necrófagas.
Sessão de esclarecimento sobre o CAAN de Ifanes.

A população também terá a oportunidade de visitar o CAAN de Ifanes para conhecer de perto esta instalação e a sua forma de funcionamento. 

As aves necrófagas, principalmente os abutres, são fundamentais para promover o equilíbrio dos ecossistemas, ao assegurar a limpeza dos habitats, ao mesmo tempo que evitam a propagação de doenças entre espécies, através, por exemplo, do consumo de animais mortos devido a doenças contagiosas. Estas aves especiais têm um organismo adaptado, que permite que sejam imunes a muitos agentes causadores de doenças, como bactérias e vírus.


Sem comentários:

Enviar um comentário