Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Mirandela aposta em estratégia de gestão cinegética municipal

Mirandela criou uma estratégia de gestão cinegética e piscícola municipal. O protocolo entre a autarquia e as associações responsáveis pela gestão das zonas de caça do concelho está a ser desenvolvido.
O objectivo é propor um conjunto de boas práticas de gestão que possam serão adoptadas de acordo com as especificidades de cada área. Algumas das medidas e actividades propostas serão transversais a todas as zonas, nomeadamente o apoio na monitorização das espécies, com bebedouros e comedouros, explica Agostinho Beça, adjunto da presidente da câmara de Mirandela.

“É apresentado um conjunto de propostas, estratégias e metodologias de intervenção nos diferentes habitats para melhoria das condições de fixação e reprodução das populações de espécies cinegéticas e piscícolas. Destaco aspectos inovadores como a georeferenciação de pontos-chave de diferentes ecossistemas, o apoio na monitorização das espécies cinegéticas e a formação profissional dos responsáveis pela gestão”, adiantou.

Em cima da mesa está ainda a possibilidade de agregar a gestão administrativa das zonas de caça. “Propõe-se uma forma diferente de olhar para os recursos naturais renováveis, no caso a caça e a fauna piscícola dos nossos rios, com o objectivo último de mudar o paradigma da sua gestão, focando a abordagem desta problemática numa perspectiva técnica e profissional de ordenamento e exploração. O processo pode ainda caminhar no sentido de se ganhar escala para a gestão agrupada de recursos humanos e materiais”, afirmou.

A autarquia de Mirandela já reuniu com os caçadores do concelho para acordarem práticas de gestão o território. O concelho tem treze zonas de caça municipais, catorze associativas e uma zona de caça turística. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário