Depois da suspensão desde 16 de Março, determinada pelo Ministério da Saúde, para dar resposta aos doentes Covid-19, vão agora ser remarcadas cirurgias, consultas e exames.
A consultas presenciais ou, quando possível, através de telefone voltaram a ser agendadas, seguindo critérios de prioridade clínica. Nos Hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela são retomadas este mês de Maio. Para isso, foram reformulados os espaços físicos das salas de espera, as consultas têm marcação por hora e os pacientes não se devem fazer acompanhar por outras pessoas, para além de serem submetidos a um breve inquérito e lhes ser medida a temperatura. Vai ainda ser alargado o horário dos profissionais de saúde.
No caso das cirurgias: as programadas de Ortopedia no hospital de Macedo de Cavaleiros já começaram. Prevê-se que a cirurgia de ambulatório seja igualmente retomada na Unidade Hospitalar de Mirandela já na segunda semana de Maio. No Hospital de Bragança mantém-se a actividade cirúrgica urgente e prioritária, seguindo-se a retoma das cirurgias programadas.
Também já começaram a ser remarcadas as actividades de hospital de dia e os exames complementares de diagnóstico e terapêutica.
Com a implementação de algumas regras, como higienização de espaços, de equipamentos e das mãos, ou etiqueta respiratória e distanciamento social, também será retomada a actividade assistencial este mês nos centros de saúde, no entanto, vai ser privilegiado o contacto telefónico e digital com os utentes.
A ULS Nordeste garante que o plano de retoma da actividade assistencial garante a segurança a utentes e profissionais, tendo sido estipuladas, boas práticas na assistência clínica, no uso de equipamentos de protecção individual, com circuitos de doentes e a realização de testes de diagnóstico.
Aos doentes é pedido que quando se desloquem a qualquer das unidades de saúde da ULS Nordeste, respeitem medidas como alertar os serviços para sinais e sintomas que possam indiciar infecção por Covid-19, que desinfectem as mãos com solução alcoólica disponibilizada e que usem obrigatoriamente máscara.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário