sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Alunos da Escola Abade de Baçal distribuíram elogios em Bragança na semana da empatia

 Espalhar elogios para melhorar o dia do outro, foi o que fizeram ontem alunos do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, no âmbito da semana da empatia, através do projecto Academia de Líderes Ubuntu.
Distribuir elogios e espalhar empatia. Foi essa a mensagem que os 32 jovens envolvidos no projecto entregaram ontem pela cidade e Bragança, em forma de marcadores de livro.

Estes foram alguns dos elogios entregues. Trata-se de uma das actividades da semana da empatia que os alunos do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal realizaram no âmbito da Academia de Líderes Ubuntu.

Um gesto por vezes recebido com surpresa.

“Achei muito bom, porque é uma coisa que não esperava, na correria do dia-a-dia, dos nossos afazeres, receber umas palavras destas é bom. Fiquei surpreso”, afirmou um dos transeuntes que recebeu um marcador de livro.

Os alunos garantem que são pequenos gestos que podem fazer a diferença.

“Acho que é uma semana para fazer com que as pessoas se sintam melhor, uma oportunidade de que as pessoas e nós mesmos nos colocássemos no lugar dos outros”, afirmou um dos alunos envolvidos no projecto.

A professora Magda Borges, da equipa de educadores da Academia de Líderes Ubuntu no agrupamento de Escola Abade de Baçal, explica que pela primeira vez a escola se associou à semana da empatia e com as várias actividades os jovens puderam aprofundar conceitos como o autoconhecimento, autoestima, empatia, resiliência e serviço.

A Semana Ubuntu da Empatia é promovida pelo Instituto Padre António Vieira em parceria com a revista Fórum Estudante e ao longo dos últimos dois anos, o projecto da academia já passou por mais de 370 escolas de todo o país.

Em Bragança, os alunos criaram um kit de comunicação com cartazes e vídeos sobre empatia, partilhado com outros alunos e com as cadeias de Bragança e de Izeda e assistiram a uma conferência com Paulo Azevedo sobre superação.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário