Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Miranda do Douro recebe Centro de Estudos do Centralismo

 Miranda do Douro vai acolher um Centro de Estudos do Centralismo. A ideia partiu de Miguel Cadilhe, antigo Ministro das Finanças e implica a criação de um centro de recursos bibliográficos, que reúna obras e documentação doadas por várias pessoas, com o objectivo de permitir e incentivar o estudo da questão do desenvolvimento regional e da divisão do território, bem como do centralismo.
No futuro, o centro deverá ainda criar bolsas de estudo direcionados para a investigação destes temas. A biblioteca recebeu já várias obras, explica Helena Barril, presidente da câmara de Miranda do Douro.

“Vai ser um centro onde vamos aglutinar obras vocacionadas apenas para a temática do centralismo e vai acolher obras doadas por várias pessoas, tudo isto começou com a doação do espólio que Miguel Cadilhe tinha sobre esta temática, que já fomos recolher

e que temos no Arquivo Municipal. Estas personalidades que estão associadas ao centro de estudos são pessoas de renome, antigos políticos, antigos autarcas, pessoas ligadas à CAP, à indústria. E vai ser algo que acho que vai ter um impacto muito positivo”, afirma Helena Barril.

Para já, é numa sala do arquivo municipal que está estabelecido o centro de estudos, mas a autarca afirma que o espaço está a ficar reduzido com as várias doações já recebidas, por isso, sublinha que mais tarde o município vai pensar em ter num edifício próprio só para este centro.

A ideia de criar um Centro de Estudos do Centralismo é um pouco desafiadora, já que surge numa das cidades mais distantes de Lisboa, admite a autarca.

“Isto é antagónico, trazer para um território tão longínquo da capital de Portugal este Centro de Estudos do Centralismo é criar aquela antítese que é preciso criar, para chamar a atenção que aqui, neste cantinho somos Portugal e estamos atentos ao que se passa”, sublinhou.

Também Óscar Afonso, presidente da Assembleia Municipal de Miranda do Douro, esclarece que apesar de parecer contraditório a ideia é trazer pessoas à região para estudar o centralismo.

“A ideia é criar aqui uma biblioteca com materiais que não existem em mais lado nenhum e

que as pessoas sintam necessidade de vir a Miranda para aceder a esse material. Porquê Miranda? Até é uma provocação, porque nós achamos que somos vítimas do centralismo”, referiu.

O presidente da direcção do centro será Sebastião Feyo de Azevedo, ex-reitor da Universidade do Porto, e vai incluir outras personalidades, como os ex-ministros Luís Valente de Oliveira e João Cravinho. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário