quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Santa Casa da Misericórdia de Miranda candidata novo lar de idosos ao PRR

 A Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD) quer construir um novo lar de idosos.


Visto que a Estrutura Residencial para Idosos existente já não responde às solicitações e o edifício já é antigo, o provedor Manuel Rodrigo, explica que a instituição decidiu candidatar a nova infraestrutura ao Plano de Recuperação e Resiliência.

“A ERPI Senhora da Misericórdia que temos aqui em Miranda do Douro é um edifício já com 50 anos, encontra-se bastante degradado e a intenção é construir um lar de raiz, com capacidade para 80 utentes, vai ajudar a colmatar a carência que ainda temos, só com um piso e muita exposição solar, portanto vai dar melhores condições aos utentes”, sublinhou.

A candidatura vai ser submetida no próximo mês, sendo que o ante-projecto da obra que deverá custar de 3 milhões de euros já está aprovado. Este tipo de infraestruturas serão financiadas a 100% no PRR e o provedor espera que a candidatura seja contemplada.

“Só é financiada a construção, equipamentos e mobiliária terá de ser a Santa Casa, mas o financiamento é a 100%. Se não fosse financiamento deste tipo, não teríamos possibilidade de fazer este investimento, já que a SCMMD, tal como penso que a maioria das misericórdias estão a passar por períodos difíceis de tesouraria”, afirmou o provedor.

O terreno para a construção desta nova Estrutura Residencial para Idosos foi já cedido pela câmara municipal.

Actualmente, o lar de idosos de Miranda do Douro tem as 74 vagas que estão totalmente preenchidas, e com lista de espera, tal como acontece nas outras duas estruturas residenciais da Santa Casa da Misericórdia de Miranda, no concelho, em Duas Igrejas e Palaçoulo.

Espera-se que o novo lar de idosos possa ser construído no prazo de três anos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário