quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Por Podence, já se ultimam os preparativos para o regresso do Entrudo Chocalheiro

 De sábado a terça-feira, a aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, volta a promover o Entrudo Chocalheiro, depois de o ano passado a pandemia não ter permitido que a folia saísse às ruas.


Por lá, já se ultimam os preparativos para receber os muitos visitantes que são esperados.

“Em 68 anos que tenho nunca me lembro de ter visto isto tão pobre. Uma tristeza mesmo, toda a gente fechada.”

É assim que António Santos, habitante de Podence, recorda o Carnaval do ano passado.

Para quem nasceu e cresceu naquela aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, a presença dos caretos com chocalhos e fatos coloridos é indissociável dos dias de entrudo. E as saudades já apertam, confessam os habitantes:

“Sem caretos não há entrudo. Toda a gente tem muitas saudades.”

“Vamos aproveitar a dobrar, isso sem dúvida.”

A festa conseguiu juntar em 2020 a maior enchente de sempre, logo após a elevação a Património Imaterial da Humanidade.

Irene Gonçalves, de 83 anos, nota que agora a aldeia é visitada durante todo o ano:

“Todo o ano, até ao mês de dezembro, há sempre muita gente. Depois mete-se o Natal e o final de ano, mas mesmo assim há muito movimento e isso é uma glória para nós. Costuma estar o alojamento completamente esgotado.”

Visitantes que são esperados ao longo dos quatro dias de Entrudo Chocalheiro que este ano está de volta.

Os fatos e os chocalhos já saíram dos armários e estão prontos para ser vertidos e dar vida às ruas da aldeia. O chocalhar terá de ser este ano mais comedido, mas isso não esmorece o desejo de regressar às ruas, refere o careto António Malta:

“Foi do oito ao 80 e agora temos muita vontade de regressar aos tempos áureos das festas de Carnaval em Podence. Temos muita esperança de que seja um grande ano e que muita gente nos visite. Queremos repetir a grande festa de 2020. 

O chocalhar vai ser mais difícil mas está na consciência de cada um, e acredito que consigamos ter os cuidados necessários.”

E este ano vai haver até mais caretos a juntarem-se à festa, deixa saber o presidente do grupo, António Carneiro:

“Mais fatos de careto que este ano virão para o desfile e mais gente interessada em associar-se a esta tradição.

Vamos esperar que tudo corra da melhor maneira, o São Pedro também vai ajudar e as pessoas estão conscientes para a necessidade do distanciamento.”

Na aldeia já se ultimam os preparativos para receber os muitos visitantes que são esperados, avança o presidente da Junta de Freguesia de Podence e Santa Combinha, João Alves:

“Estivemos à espera até à última para perceber como seria a evolução da pandemia e, neste momento, parece-nos que, com as devidas cautelas, já não haverá necessidade de grandes preocupações. Ainda não está tudo pronto mas as barracas já estão a ser montadas e está tudo a ser organizado para que haja espaço para circular. Teremos ainda as adegas e queremos que o nome do Entrudo Chocalheiro continue a despertar interesse e a trazer visitantes. Temos recebido chamadas de muitas zonas a perguntar se vai haver Entrudo Chocalheiro e o alojamento já não está fácil de conseguir.” 

O alívio das restrições a permitir que o conhecido como Carnaval mais genuíno de Portugal possa voltar a ser realizado este ano, com os Caretos de Podence a serem os protagonistas desta festa que atrai milhares de visitantes.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário