quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Municípios do Douro Superior fazem balanço positivo da promoção na ExpoDubai

 Os três municípios do Douro Superior que participaram numa ação promocional na ExpoDubai fizeram hoje um balanço “positivo” garantindo mesmo que houve contactos “importantes” com investidores internacionais que mostraram interesse nos produtos locais como o azeite.


A delegação do Douro Superior composta pelos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, estiveram presentes no Pavilhão de Portugal na ExpoDubai 2020 tendo o destaque ido para o azeite, a maçã, a seda natural ou a amêndoa coberta.

Para o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, um dos objetivos foi mostrar neste certame mundial que Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto, porque há “um interior do país por descobrir”.

“Durante o seminário que promovemos no pavilhão de Portugal isso ficou bem patente perante os investidores presentes. No caso do concelho de Freixo de Espada à Cinta, a seda natural produzida neste concelho teve uma forte adesão e ficaram já agendadas reuniões via zoom ou presenciais que deverão acontecer num futuro bem próximo”, frisou o autarca.

Nuno Ferreira disse ainda que a seda produzida no concelho de Freixo de Espada à Cinta “foi elevada ao patamar da filigrana portuguesa”, fazendo agora parte do acervo da exposição permanente do pavilhão de Portugal.

“Uma colcha elaborada em seda 100% natural que tem mais de cem anos e foi elaborada à mão por tecedeiras locais passou a integrar a exposição permanente da ExpoDubai. A peça tem cerca de dois metros de altura e 1,50 metros de largura e estava em exposição no Museu da Seda e do Território, para onde regressará”, destacou.

Já o município de Carrazeda de Ansiães, numa nota enviada à Lusa, refere que nesta ação que decorreu com sucesso deu-se a conhecer os principais pontos turísticos, bem como a apresentação e degustação da maçã, do planalto de Ansiães, do vinho e do azeite dos vales do Douro e Tua, enaltecendo as características dos diferentes serviços, produtos e contactos. 

“Foi uma excelente iniciativa que permitiu levar o nome de Carrazeda de Ansiães para milhares de pessoas na maior exposição mundial”, indica a autarquia presidida por João Gonçalves.

Para o autarca, são atividades desta magnitude que permitem atrair a atenção de possíveis investidores, nomeadamente empresas nos setores turístico e agrícola. 

“Se no início contávamos com 30 investidores, este número foi aumentado ao longo dos dois dias. Houve mesmo um investidor italiano que se mostrou interessado em conhecer o azeite produzido no Douro Superior que é produto comum aos três concelhos que participaram na iniciativa”, vincou.

A Expo Dubai conta com a participação de 192 países e decorre até ao final de março.

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