segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Comunidade ucraniana em Bragança organiza recolha de bens para enviar para a Ucrânia

 Um grupo de ucranianos residentes em Bragança, em colaboração com a Cáritas Diocesana, estão a promover uma recolha de bens para fazer chegar ao país de origem.
São pedidas roupas, nomeadamente meias e roupa interior, bem como enlatados e materiais de primeiros socorros para os soldados ucranianos que combatem na guerra com a Rússia.

Amigos de Yuliya Chokhriy vêm da Ucrânia para transportar os donativos recolhidos. Uma forma de apoiar o país de origem nesta difícil altura de conflito. “Tenho muitos amigos e familiares que estão lá e a pedir ajuda, para os nossos militares que neste momento precisam muito do nosso apoio. Quem iria ajudar senão nós, são coisas mínimas para os nossos soldados que estão a sofrer lá muito agora”, sublinhou.

A viver há 10 anos em Bragança, Yuliya está a acompanhar a situação da guerra na Ucrânia com muita preocupação. “Tenho lá os meus primos e tios, estamos sempre em contacto, sei que mal ouvem as sirenes tentam-se esconder nas caves. Lá está agora muito frio, as crianças têm de se cobrir com muita roupa. É muito medo, muito preocupante, a partir das 5 da tarde apagam as luzes, para não se ver que alguém está nas casas. Tentamos ajudar com palavras, para que tenham força”, afirma.

Svitlana Khmara está com os dois filhos e o marido há 6 anos em Bragança, mas a restante família está na Ucrânia, nomeadamente a avó que já passou pelas II Guerra Mundial numa altura em que teve a casa ocupada.

“A situação está muito, muito mal. Estamos muito preocupados, não conseguimos dormir, nem trabalhar. Tenho mãe, a avó e familiares do marido. Na minha cidade a situação ainda é calma, mas quando as sirenes tocam têm de sair de casa e ir para os bunkers”, conta.

A ideia surgiu sábado e a solidariedade tem sido grande, afirma Cristina Figueiredo, directora técnica da Cáritas de Bragança. “Isto foi em tempo recorde, no sábado à tarde recebemos a chamada para tomamos a frente desta iniciativa. Lançámos logo nas redes sociais, as partilhas foram-se multiplicando e os contactos para tirar dúvidas foram muitos. Logo durante a manhã recebemos muitas coisas, roupas, enlatados e materiais de primeiros socorros”, afirmou.

Laura Correia soube do apelo e considerou importante ajudar. Com o filho decidiu trazer alimentos e material de primeiros socorros. “Todos devemos ajudar, numa situação de necessidade e é uma coisa que está a mobilizar toda a gente. Se precisam, temos mais é que contribuir. Trouxemos artigos de primeiros socorros e enlatados, um donativo do hotel São Lázaro”, afirmou.

Os bens podem ser entregues nas instalações da Cáritas Diocesana de Bragança ao longo do dia de hoje e as duas carrinhas vão levar os donativos para a Ucrânia amanhã.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário