Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Assistência hospitalar em Bragança próxima dos níveis pré-pandemia

 O número de consultas e cirurgias realizadas nos três hospitais do distrito de Bragança, em 2021, está próximo e em algumas áreas ultrapassa a atividade de 2019, o ano anterior às restrições impostas pela pandemia.
A conclusão resulta de dados divulgados ontem pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste em comparação com os números do Relatório de Gestão e Contas de 2019 desta entidade, que gere os cuidados de saúde no distrito de Bragança, e que a Lusa consultou.

Ao longo do ano de 2021, foram realizadas nos hospitais de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros 6.435 cirurgias convencionais e em ambulatório, mais 913 que as 5.522 realizadas em 2019.

No primeiro ano da pandemia covid-19, em 2020, o número ficou-se em 4.807, com a atividade praticamente parada no primeiro semestre, mas a alcançar valores, no segundo semestre, próximos dos registados em igual período de 2019, segundo os dados da ULS do Nordeste.

Também o número de doentes atendidos em hospital de dia cresceu no ano de 2021, com 1.426, enquanto no ano anterior à pandemia passaram por ali 1.385.

Já o número de sessões com estes doentes foi maior em 2019 (13.184) do que as 12.337 de 2021.

No que se refere a consultas externas, os números da ULS do Nordeste revelam que a atividade está a aproximar-se dos anteriores à pandemia, com 94.096 consultas, em 2021, e 100.148, em 2019.

Todos os números da atividade assistencial nos hospitais da região apresentam aumentos, em 2021, quando comprados com 2020, o ano em que os serviços de saúde foram mais afetados pelas consequências do novo coronavírus.

A ULS do Nordeste revela ainda que os atos relativos aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica (exames) dispararam para 2,2 milhões em 2021, mas nesta rubrica estão também incluídos os testes à covid-19, com um total de 150 mil realizados, desde o início da pandemia.

Os serviços de saúde servem cerca de 130 mil pessoas no distrito de Bragança e a ULS realça que os resultados obtidos “foram possíveis graças ao empenho e dedicação dos profissionais”.

“Mesmo perante as adversidades em contexto de pandemia, prestam cuidados de saúde de qualidade e em segurança aos utentes com reflexo no aumento da atividade assistencial”, destaca, em comunicado, aquela entidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário