Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Festival junta mais de 40 restaurantes e 3500 pessoas para comerem rancho de Mirandela

 Esgotaram as inscrições para degustar a iguaria transmontana confecionada por 44 restaurantes aderentes ao festival gastronómico, em modo take-away.

Por Mirandela, é tradição o rancho fazer parte da ementa de praticamente toda a restauração© Fernando Pires/TSF

o próximo sábado, mais de 3500 pessoas vão ter à mesa para almoço, rancho de Mirandela, de borla, confecionado por 44 restaurantes daquele concelho do distrito de Bragança.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival gastronómico volta a realizar-se em modo take-away, já que a pandemia não aconselha o ajuntamento de milhares de pessoas.

As inscrições para degustar o rancho podiam ser feitas entre a passada segunda-feira e esta quinta-feira, mas, na quarta-feira, as 3545 reservas já tinham esgotado. "É verdade, nem chegou ao fim do tempo limite para inscrições, porque já se esgotaram. Tivemos mais restaurantes envolvidos, foram 44 de todo o concelho, e também é uma oportunidade para divulgar os restaurantes por toda a população. Voltou a ser uma iniciativa que se revelou mais uma vez de grande interesse sob o ponto de vista económico e da envolvência da população, não só do concelho, porque também tivemos inscrições de pessoas de outras localidades", revela o vereador do Município, Vítor Correia.

Por Mirandela, é tradição o rancho fazer parte da ementa de praticamente toda a restauração, nos dias da feira semanal, ou seja, todas as quintas-feiras.

Bem cedinho, Noémia Lemos, proprietária e cozinheira do restaurante Batalhão, o primeiro a esgotar as inscrições, já anda de volta das panelas para perto do meio-dia, poder ter pronto o famoso rancho. Um ritual que acontece há mais de 15 anos. "Comecei a fazer cerca de dez litros, foi aumentando e já houve feiras em que não chegaram dois potes de 160 litros cada", conta.

Em dias de casa cheia e encomendas, tem de contar com 20 kg de grão-de-bico, carne de vitela, batatas, 10 kg de presunto e ainda 40 pacotes de massa. "A única coisa feita no dia anterior são as batatas descascadas e o grão-de-bico de molho. No dia seguinte, é meter o grão a cozer, as carnes, que depois são desfeitas. Após o grão estar cozido, introduzo as carnes, a batata e a massa", refere. "Não tenho segredo nenhum. Não utilizo a água do presunto, mas antes a água do grão e da vitela. À parte faço um estrugido com azeite, cebola e chouriço", diz. O preço também é convidativo. "Uma dose fica em cinco euros, dá para duas pessoas e sobra."

No sábado, mais de três mil pessoas vão comer este prato típico de Mirandela, gratuitamente, no festival gastronómico em modo take-away.

Fernando Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário