Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Inscrições para Festival do Rancho em Mirandela já esgotaram

 Estão esgotadas as inscrições nos 44 restaurantes do concelho de Mirandela que vão participar no festival gastronómico do rancho, em modo take-away, no próximo sábado.


As inscrições para degustar o rancho podiam ser feitas entre a passada segunda-feira e esta quinta-feira, na plataforma online do Município ou por telefone, mas ao início da tarde desta quarta-feira, as 3545 reservas previamente distribuídas pelos restaurantes já tinham esgotado. Sendo que a inscrição garante exclusivamente uma dose por pessoa.

O ano passado, devido à pandemia, também foi adotado este modelo com a adesão de 36 restaurantes e 3 mil inscrições. Este ano, os números são ainda superiores, e as reservas já esgotaram.

“´É verdade, nem chegou ao fim do tempo limite para inscrições, porque já se esgotaram. Tivemos mais restaurantes envolvidos, foram 44 de todo o concelho de Mirandela e também é uma oportunidade para divulgar os restaurantes por toda a população e voltou a ser uma iniciativa que se revelou mais uma vez de grande interesse sob o ponto de vista económico e da envolvência da população, não só do concelho, porque também tivemos inscrições de pessoas de outras localidades”, afirma o vereador do Município de Mirandela, Vítor Correia.

Quer isto dizer que, no sábado, 3545 pessoas vão ter à mesa esta iguaria mirandelense – uma mistura de grão-de-bico com carnes, batata, massa e presunto– cuja confeção dos restaurantes será custeada pelo Município, num valor a rondar os 10 mil euros, enquanto quem a vai degustar não tem de pagar rigorosamente nada, só tem mesmo de se deslocar ao restaurante onde se inscreveu e levantar a sua dose.

Vítor Correia entende que o sucesso da iniciativa também ajuda a promover esta iguaria mirandelense e o próprio território.

"Devemos valorizar aquilo que é nosso porque o rancho de Mirandela é único no mundo. Ele já está identificado sob o ponto de vista regional, mas temos de lhe dar uma dimensão nacional, e iremos trabalhar para esse efeito. Sob o ponto de vista gastronómico é sem dúvida nenhuma uma afirmação do nosso território", adianta.

O vereador do Município espera que em 2023 já seja possível a realização do festival gastronómico do rancho no modelo presencial no mercado municipal da cidade, mas Vítor Correia admite que isso não invalida que também possa vir a acontecer de uma forma mista, dado o sucesso destas duas edições.

"Já percebemos que a pandemia trouxe novos conceitos e que em algumas situações podemos ter uma solução mista. No próximo ano, quero acreditar que a pandemia vai permitir que vamos evoluir para o presencial, mas também pode ser possível que algumas pessoas optem pelos dois modelos: presencial e take-away. Ainda assim, é óbvio que o modelo presencial será sempre o preferível até porque enriquece as relações humanas", conclui.

Na cidade mirandelense, é tradição o rancho fazer parte da ementa da restauração, todas as quintas-feiras, dia da feira semanal.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário