Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Casa Abrigo da ASMAB para vítimas de violência doméstica já está pronta

 Já está pronta para receber vítimas de violência doméstica a Casa Abrigo da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança


O protocolo entre a instituição e a Segurança Social foi assinado, no passado sábado, na comemoração dos 152 anos de aniversário da ASMAB. O projecto arrancou em 2015, mas devido à pandemia só agora está pronto. Segundo o presidente da associação, Alcídio Castanheira, o espaço abrirá dentro de um mês.

“A capacidade da Casa Abrigo é de 30 pessoas. O edifício foi concebido segundo todas as normas actuais, acho que vai ser um exemplo a nível nacional, porque as outras casas abrigo já foram construídas e algumas foram até remodeladas e adaptadas para o efeito, a nossa foi criada de raiz”, afirmou.

A ASMAB tem ainda um centro de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica e actualmente apoia nove mulheres. Nas comemorações do aniversário foi ainda apresentado um livro que retrata a história da instituição, que já tem 157 anos, mas só foi reconhecida 5 anos depois. A investigação foi feita por Henrique Ferreira que realçou o papel importante da ASMAB na ajuda aos brigantinos.

“Havia muito poucas instituições do Estado, a não ser a Santa Casa da Misericórdia de Bragança a trabalhar no social. Portanto a ASMAB era a única, daí eu ter chegado aos 600 sócios e ter que conseguir recursos para dar subsídios de habitação, subsídios de reforma a viúvas, bolsas de estudo a estudantes, roupas, para além da alimentação e daquilo que foi a valência mais significativa que foi a assistências por médicos e de medicação”, contou Henrique Ferreira.  

A Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança apoia 400 pessoas directamente através dos serviços de acção social, ou seja, centro de dia, centro de convívio, lavandaria e cantina.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário