Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Graça Morais vai receber Doutoramento Honoris Causa pela UTAD

 A cerimónia está já agendada para 11 de Maio


Segundo o reitor da UTAD, Emídio Gomes, “o enorme prestígio da pintora e a expressão universal da sua obra justificam plenamente este título honorífico, a que se junta a sua forte ligação ao território e às gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro”.

Natural da aldeia do Vieiro, concelho de Vila Flor, e com mais de 50 anos de vida artística, Graça Morais é uma das grandes referências na história da arte contemporânea portuguesa e mesmo europeia.

A artista transmontana recebeu já, em 1997, o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pela mão do então Presidente da República Jorge Sampaio, e em 2019 recebeu a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.

Aos 74 anos, Graça Morais tornar-se-á na segunda mulher a ser distinguida com o Doutoramento Honoris Causa pela UTAD, depois de, em 2018, ter sido atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário