Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de maio de 2022

Castelo de Ansiães recebe este fim-de-semana Torneio Medieval com sete equipas em competição

 Evento único em Portugal. Não se trata de uma recriação, o Torneio Medieval que no dia 21 de maio acontece no Castelo de Ansiães, é bem real e envolve sete equipas em competição, cinco portuguesas e duas espanholas.


Nos dias 20, 21 e 22 de maio Carrazeda de Ansiães proporciona aos visitantes uma viagem na história, com lutas, mercado, visitas guiadas animadas, espetáculos de falcoaria, caça ao tesouro e sempre muita música e animação.

Não se trata de uma recriação, o Torneio Medieval que no dia 21 de maio acontece no Castelo de Ansiães, é bem real e envolve sete equipas em competição, cinco portuguesas e duas espanholas.

A atividade é promovida pelo Município de Carrazeda de Ansiães e conta, na organização, com equipa desportiva Portvcalle Combate Medieval. O torneio envolve os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5×5. Todos os combatentes vão apresentar armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real.

É esta atividade que dá nome à iniciativa que durante três dias se foca na importância histórica da vila amuralhada de Ansiães.

No dia 20, ao início da tarde, um cortejo que envolve as escolas e a comunidade local, percorre as ruas da vila de Carrazeda e encaminha a população e os visitantes para o Mercado Medieval, que vai estar aberto nos dias 20 e 21 de maio, no jardim junto à Biblioteca Municipal. Neste Mercado vão estar presentes um conjunto de mercadores que demonstram e vendem produtos, tendas com diversificadas atividades, sempre acompanhados de animação itinerante, jogos e atuações de grupos musicais. Há também uma Taberna Medieval, com comida e bebida ao serviço dos visitantes.

No Castelo de Ansiães, no sábado, dia 21, das 15h00 às 16h00, os visitantes são recebidos e acompanhados na sua visita por ilustres personagens. Na porta de S. Francisco, vai estar o rei Fernando I de Leão, cognominado o Magno, que foi o primeiro Rei a atribuir carta de Foral a Ansiães. Numa das antigas habitações da vila medieval, o “anfitrião” é João Rodrigues Portocarreiro, rico-homem, meirinho-mor do Reino de Portugal. Junto à capela de Santa Maria vai estar o ilustre Lopo Vaz de Sampaio, que nasceu na vila medieval de Ansiães e que tornou o 8º governador da Índia. E, por fim, junto ao antigo Pelourinho, dentro da Igreja de S. Salvador, é o Juiz de Fora Dr. Francisco Justiniano Ferraz de Araújo que recebe receber os visitantes. Toda esta encenação, que permite a interação do publico com os personagens está a cargo do Grupo de Teatro Filandorra.

Caça ao Tesouro no Castelo de Ansiães

No domingo, dia 22, há uma atividade de Caça ao Tesouro, em resposta a uma carta que uma personagem histórica da Vila de Ansiães terá deixado a um amigo, a dar conta da existência de um tesouro escondido no castelo. Começa, precisamente, com a carta de Lopo Vaz de S. Paio para Martim dos Paços, referindo que “(…) escondi em certa parte da fortaleza o tesouro da família S. Payo. Este facto, desconhecido de todos revelo-o agora a si meu caro amigo pois temo que esteja próximo o meu fim devido às muitas batalhas em que tenho participado e irei participar num futuro próximo. Com receio que esta carta caia em maus de estranhas não lhe refiro o local exato onde escondi o tesouro deixando-lhe várias pistas para que o possa encontrar. No dia 6 de outubro encontrará na Vila de Ansiães um mensageiro, enviado pela minha pessoa que lhe fornecerá a primeira pista para que possa encontrar ao tesouro.”. A participação nesta caça ao tesouro faz-se por equipas, que vão obter pistas através de jogos e perguntas relacionadas com a Vila Amuralhada e Castelo de Ansiães, de forma que cheguem a outros pontos com mais pistas, até encontrarem o tesouro.

Para além destas iniciativas há espetáculos de falcoaria, com voos de aves de rapina e oficinas. As crianças também vão ter uma área temática reservada, há diversos momentos musicais, com grupos de música tradicional bem conhecidos, como os Barro Negro e os Galandum Galundaina.

Na organização o Município de Carrazeda de Ansiães conta com a parceria da Causa 4G de Carrazeda de Ansiães.

Sem comentários:

Enviar um comentário