Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Município de Miranda do Douro está a usar um rebanho de ovelhas para a limpeza de terrenos

 Ovelhas da Raça Churra Galega Mirandesa está a fazer limpeza de terreno


A ideia surgiu perante a falta de mão-de-obra no município para fazer estes trabalhos. Para a autarca Helena barril há vantagens em usar os animais. “A ideia surgiu por termos vários terrenos da autarquia com a necessidade de ser limpos. Todos os dias nos deparamos com falta de mão-de-obra na câmara porque, há relativamente pouco tempo, em função de um regulamento interno que foi aprovado, relativo às pré-reformas, foram 28 funcionário embora. Num município como Miranda é muita gente e deparamo-nos, muitas vezes, com a falta de pessoas, nomeadamente nesta área da jardinagem e assim surgiu a ideia. É um terreno que tem oliveiras e, por isso, faz sentido que as ovelhas lá estejam”.

O projecto é uma parceria do município de Miranda com a Associação de Criadores de ovinos de raça Churra galega Mirandesa. “Decidimos lançar o desafio à Associação dos Criadores de Ovelhas da Raça Churra Galega Mirandesa, tentando perceber se estavam disponíveis para a ideia de trazer para aqui as ovelhas e eles responderam prontamente. A terra está totalmente vedada com a chamada rede ovelheira, tem água e há um tratador que vai ver as ovelhas três vezes ao dia”.

São actualmente 30 as ovelhas sapadoras que estão a fazer o trabalho de limpeza para já num dos terrenos do município, mas o projecto pode ser alargado. “Por acaso estamos a pensar trazer os burros da Associação Para o Estudo e Protecção do Gado Asinino para outro terreno. Vamos lançar o desafio para também ajudarem nessa limpeza dos terrenos. Temos as raças autóctones e temos que também as aproveitar nesse sentido”.

Para já são as ovelhas sapadoras que têm como função a limpeza de um terreno em Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário