Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Inauguração do Centro Comunitário de Cova de Lua, uma obra inovadora de bioconstrução e reabilitação energética

 Foram inauguradas, no dia 22 de maio de 2022, as obras de requalificação, ampliação e adaptação da antiga Escola Primária da aldeia de Cova de Lua, na Freguesia de Espinhosela, agora reconvertida em Centro Comunitário. Uma obra do Município de Bragança, em colaboração com a Junta de Freguesia, no âmbito do projeto Biourb Natur, que prevê a reabilitação do edificado utilizando técnicas e métodos de bioconstrução e reabilitação energética.


“Do ponto de vista social, é uma obra importantíssima para as pessoas da freguesia, que podem, agora, usufruir de um espaço renovado e que responde, efetivamente, às suas necessidades” referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, à margem da inauguração. “Uma obra com particularidades muito especiais, do ponto de vista construtivo, onde foram utilizados métodos sustentáveis, com vista a otimizar o espaço e a pensar na sustentabilidade ambiental”, concluiu.

Com um investimento global de 139.467,92 euros, cofinanciado em 85% por fundos comunitários, esta reabilitação contou com uma série de pormenores construtivos inovadores, tais como:

  • Criação de estufa;
  • Criação de uma “Parede Trombe”;
  • Parede verde exterior;
  • Aplicação de uma argamassa de reboco ecológico, térmico e permeável ao vapor de água no exterior;
  • Aplicação de isolamento térmico pelo interior;
  • Colocação de isolamento térmico na cobertura;
  • Substituição das caixilharias, vidros e dispositivos de sombreamento;
  • Aplicação de isolamento térmico no pavimento;
  • Reaproveitamento das grelhas de ventilação;
  • Colocação de uma salamandra para aquecimento e unidades splits para arrefecimento;
  • Execução de pavimento permeável no exterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário