Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Festival Literário de Bragança arranca amanhã e é dedicado a José Saramago

 José Saramago e o centenário do seu nascimento assinalam o regresso do Festival Literário de Bragança


A sexta edição começa amanhã e prolonga-se até sábado, depois de dois anos de cancelamento devido à pandemia. O evento literário vai reunir escritores de todo o país, como Gonçalo M. Tavares, André Osório, David Machado e Sónia Borges. Mas com a participação especial da filha e neta de José Saramago, de acordo com o vice-presidente da câmara de Bragança, Paulo Xavier. "Vai ser um momento de grande relevo, de grande importância, de certa forma, intimista. A filha vai ser protagonista da inauguração de uma exposição, no dia 25. Nesse mesmo dia também teremos connosco a neta, onde vamos conhecer um pouco mais daquilo que foi José Saramago".

No último dia do festival é dado destaque aos autores da região, com sessões dedicada a crianças, mas também a adultos e ainda algumas homenagens. Para Carla Guerreiro, da Academia de Letras de Trás-os-Montes, está é também uma forma de divulgar o trabalho dos artistas transmontanos. "Nós temos que projectar os nossos autores e este festival é, sem dúvida, um palco excelente para essa projecção de autores, que, sendo regionais, têm uma qualidade internacional e, portanto, merecem ser partilhados e conhecidos".

Além de o festival estar aberto ao público, vai ainda acontecer nas prisões de Izeda e Bragança com sessões que promovam o riso, explica Avelina Ferraz, da Editoral Novembro, produtora do evento. "Falamos de felicidade, que a UNESCO reconheceu como direito fundamental do Homem. Neste contexto, percebemos e entendemos todos que são dois locais que, com certeza, tiraram proveito desta sessão de yoga no riso".

O Festival Literário de Bragança vai acontecer, entre 25 e 28 de Maio, nas escolas da cidade, nos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda, no Teatro Municipal, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, no Auditório Paulo Quintela e ainda nas bibliotecas municipal e Adriano Moreira. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário