O projeto rodoviário, com uma extensão total de 24,8 quilómetros, tem um estudo prévio inicial que propõem duas variantes ao atual traçado da via, nomeadamente a Variante de Vila Verde e duas Variantes por Castrelos, uma das quais foi proposta pela Câmara de Bragança.
Estudou-se também uma possível variante entre o km 251+651.512 e o km 253+976.046 da atual EN103, de modo a tornar-se o traçado neste troço, "mais fluido", segundo o documento que entrou em consulta pública na passada terça-feira e ao qual o Mensageiro teve acesso.
Entretanto, em março foi feito um aditamento ao EIA e foram consideradas 19 combinações possíveis de traçado final.
A solução que tem por base o atual traçado da EN103 é aquele que merece uma análise mais vantajosa em vários parâmetros no EIA, nomeadamente ambiental, social, ordenamento de território, condicionantes legais, património cultural, gestão de resíduos, paisagem, recursos hídricos, solos, qualidade da água e saúde humana. Ainda assim, tem aspetos negativos ao nível da qualidade do ar, uma vez que passa em territórios de aldeias com Vila Verde e Castrelos, e o impacto sonoro decorrente das obras.
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