Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Estudo de Impacte Ambiental da estrada Bragança-Vinhais considera 19 combinações de traçado final

 Está em fase de consulta pública até 16 de junho o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da estrada nacional 103 – Ligação Vinhais / Bragança (IP4).


O projeto rodoviário, com uma extensão total de 24,8 quilómetros, tem um estudo prévio inicial que propõem duas variantes ao atual traçado da via, nomeadamente a Variante de Vila Verde e duas Variantes por Castrelos, uma das quais foi proposta pela Câmara de Bragança.

Estudou-se também uma possível variante entre o km 251+651.512 e o km 253+976.046 da atual EN103, de modo a tornar-se o traçado neste troço, "mais fluido", segundo o documento que entrou em consulta pública na passada terça-feira e ao qual o Mensageiro teve acesso.

Entretanto, em março foi feito um aditamento ao EIA e foram consideradas 19 combinações possíveis de traçado final.

A solução que tem por base o atual traçado da EN103 é aquele que merece uma análise mais vantajosa em vários parâmetros no EIA, nomeadamente ambiental, social, ordenamento de território, condicionantes legais, património cultural, gestão de resíduos, paisagem, recursos hídricos, solos, qualidade da água e saúde humana. Ainda assim, tem aspetos negativos ao nível da qualidade do ar, uma vez que passa em territórios de aldeias com Vila Verde e Castrelos, e o impacto sonoro decorrente das obras.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário