Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Albufeiras de Mirandela e Chaves com limitações devido a seca no país

 66% do território nacional está em seca extrema e outros 33% em seca severa


Os números foram avançados ontem depois da nova reunião interministerial da Comissão Permanente da Seca, esta terça-feira.

A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, explicou que das 44 albufeiras monitorizadas, duas albufeiras da região, nos concelhos de Mirandela e Chaves, estão com limitações.

“Em relação aos aproveitamentos hidroagrícolas de Veiga, Chaves, e o de Vale de Madeiro, há efectivamente restrições à rega para permitir o abastecimento público com a garantia de uso eficiente da água e com as condições que foram criadas no ponto de vista dos planos de contingência, nós conseguimos assegurar a campanha de rega para 2022”, referiu.

A ministra referiu ainda que o Governo terá mais quatro milhões de euros para disponibilizar aos agricultores, retirados do PRR, e ainda 12 milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 para instalação de sistemas que permitam melhorar o uso da água por parte dos agricultores.

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, apelou ao uso eficiente da água.

“Apesar da situação grave que o país vive, nós temos a água para consumo humano salvaguardada para um período de dois anos”, acrescentou.

A comissão de acompanhamento decidiu implementar 28 novas medidas de mitigação da seca, que se juntam às 50 já tomadas em Fevereiro, tendo sido disponibilizados 5 milhões de euros do Fundo Ambiental.

Foi ainda decidido, esta terça-feira, que até 30 de Setembro a Comissão Permanente da Seca vai realizar reuniões mensais.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário