Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Freixo de Espada à Cinta vence prémio “Autarquia do Ano” com projeto ligado à seda

 Freixo de Espada à Cinta foi distinguido com o prémio “Autarquia do Ano 2022”, na categoria de "Cultura e Património", com a apresentação de um projeto intitulado "Seda de Freixo de Espada à Cinta", foi hoje divulgado.


“A seda de Freixo de Espada à Cinta está intrinsecamente ligada à história deste território e deste povo. Foi, a par da agricultura, o sustento de grande parte da população do concelho. Uma tradição, uma arte, passada de geração em geração, que chegou aos nossos dias”, indica a autarquia de Freixo de Espada à Cinta, na mesma nota divulga da sua página oficial da rede social Facebook.

Segundo a autarquia presidida pelo socialista Nuno Ferreira, “não se pode deixar cair em desuso esta tradição tão local e este prémio é mais uma prova, mais um passo percorrido neste caminho de dar à seda de Freixo de Espada à Cinta o valor e o destaque que merece”.

“Freixo de Espada à Cinta pode orgulhar-se de ser o depositário de uma arte tradicional inédita no país, e praticamente única na Europa: a criação do bicho-da-seda e a sua extração por processos ancestrais e artesanais”, vinca.

De acordo com a mesmo comunicado hoje divulgado, “todo este saber fazer singular é motivo suficiente para convencer o júri do Prémio Autarquia do Ano 2022 a atribuir este galardão a Freixo de Espada à Cinta”

Isto “vem provar que temos as condições e agora resta continuar a trabalhar no sentido de potenciar todas estas mais-valias únicas”, acrescentou.

O Prémio Autarquia do Ano é promovido pelo “Lisbon Awards Group” em parceria com o jornal Eco e foi criado com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas de interesse público.

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar a 08 de junho, em Lisboa.

Há mais de 30 anos que o concelho de Freixo de Espada à Cinta promove a produção de seda pelo método artesanal, dando formação de tecedeiras e incrementando a criação do bicho-da-seda.

A vila de Freixo de Espada à Cinta tem um museu onde está exposto todo o ciclo da seda, desde o casulo à peça final e onde trabalham ao vivo as "herdeiras" das antigas tecedeiras locais.

Fotografia: António Pereira (Museu da Seda)

Sem comentários:

Enviar um comentário