Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Protocolos para ajudar sete municípios transmontanos a que não falte água às populações já estão assinados

 Sete municípios transmontanos vão receber um milhão e trezentos mil euros do Fundo Ambiental para não deixarem faltar água às populações, que normalmente não são abastecidas pelas grandes barragens que servem os concelhos


Os protocolos para esta ajuda foram assinados ontem, em Carrazeda de Ansiães, um dos concelhos abrangidos e que só tem água até Outubro.

Carrazeda, Bragança, Mogadouro, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e ainda Alijó são os primeiros municípios do país a receberem ajudas para reactivarem sistemas autónomos de abastecimento de água à população. Uma forma de garantir água a localidades que não são abastecidas pelas grandes barragens, destaca o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino. "Serve para ajudar as autarquias naqueles sistemas autónomos que ainda existem em algumas regiões e que, fruto da escassez hídrica não têm água".

O apoio é garantido a 100% e visa outras alternativas. "É também para apoiar na recuperação e reabilitação de pequenos açudes e na aquisição de autotanques para fazer transporte de água para que esta continue a chegar a casa de todos os portugueses", disse o secretário de Estado.

Carrazeda de Ansiães já só tem água até Outubro, na barragem da Fontelonga, e o apoio que o município vai receber vai permitir pagar, em parte, a operação de reforço a partir do rio Tua, salienta o autarca João Gonçalves. "Sem dúvida que é um apoio importante do Governo numa medida que, infelizmente, vai ser necessária para que possamos aportar água no sistema, a partir do rio Tua, que será transportada de modo rodoviário. Isso tem encargos grandes e obviamente que para municípios com orçamento limitado é sempre importante termos esta mensagem de verdadeira coesão territorial".

O apoio é destinado a sete municípios mas será alargado a outros concelhos se vier a justificar-se.

O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, reuniu ontem à tarde com os autarcas dos municípios transmontanos afetados pelos recentes incêndios, como Carrazeda de Ansiães, Murça, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Chaves, para fazer o ponto da situação dos prejuízos na componente florestal e ambiental e, ao mesmo tempo, começar a preparar um conjunto de soluções de apoio para reconstruir os territórios.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário