Fruto de uma promessa feita há muitos anos, a alguém especial que me mora no peito e na alma.
As páginas onde tantos dos que fizeram e fazem parte do meu percurso, que me inspiraram, apoiaram e me ofereceram asas para voar, estão presentes em Palavra e Homenagem.
As páginas onde tantos dos que fizeram e fazem parte do meu percurso, que me inspiraram, apoiaram e me ofereceram asas para voar, estão presentes em Palavra e Homenagem.
A eles (Vós) agradeço a concretização do sonho... 🌹
'LÍRIO: FLOR-DE-LIS'
- Imagem de Capa por, Belisa Fernandes
- Prefácio, por Graça Foles Amiguinho
- Notas sobre o Autor e Revisão, por Cláudia Monteiro
- Editora Idryz, Imagem e Publicações
Com Flor de Lyz
O livro pode ser adquirido através de contacto com a própria, para o e-mail: lirio.flordelyz@gmail.com
Decorria a primeira década deste século e deste milénio. Um dia…
ResponderEliminarNão. Não sou o Matusalém. Tenho que encontrar outro caminho, outro modo de escrever umas breves linhas sobre o que penso da Paula Susana Freire.
Já sei. Vou começar pelo princípio. Afinal é sempre pelo princípio que tudo começa.
Eram as 9 horas do dia 17 de novembro de 2005. A disciplina tinha um nome pomposo e motivador, “Técnicas de Chefia e Liderança”. A Formadora era a Drª Paula Freire.
A Turma 2 do Curso de Formação Profissional para Chefes de Secção, que se estava a realizar no Centro de Estudos e Formação Autárquica em Coimbra, era muito bem comportada o que era natural atendendo a que todos os membros eram homens e mulheres adultos e com responsabilidades familiares e profissionais.
- Bom dia. Chamo-me Paula Freire e sou a Monitora da disciplina de “Técnicas de Chefia e Liderança”.
A Paula cativou de imediato, pelos atributos visíveis, a atenção de toda a turma. Beleza, bom gosto e sobretudo pela serenidade do olhar, pela paz que transmitia, pelas palavras pausadas e cheias de sabedoria.
No final da aula os comentários iam todos no mesmo sentido. Simpática, bonita, cativante… a estas aulas não vou faltar com toda a certeza.
Cedo percebi que a maior beleza da Paula, a imensidão da nobreza alheada a uma enorme simplicidade, não podia ser vista com os olhos. Tinha que ser sentida…
A Paula Freire irradiava ternura, carinho, calma, humanidade e sabedoria.
Curiosamente, a única falta que tive, em todo o curso, foi a uma aula de “Técnicas de Chefia e Liderança”.
Por altura do Natal e ainda em Coimbra, organizamos (os alunos) uma Ceia de Natal. A única formadora convidada foi ela que, amavelmente, nos disse que compromissos anteriormente assumidos a impediam de aceitar o convite.
Terminei o Curso com um ótima nota à disciplina ministrada pela Drª Paula Freire. Sendo a disciplina com a maior carga horária de todas, os meus 18 valores encheram-me de felicidade e gratidão.
Regressados ao nosso burgo, Bragança, combinamos fazer um jantar que seria o culminar deste período das nossas vidas.
Como tínhamos os contactos de todos os Formadores, tomei a iniciativa de lhes pedir que escrevessem um pequeno texto para ser lido, por um de nós, nesse jantar. Apenas um dos Formadores acedeu ao meu pedido, a Paula Freire.
Assim foi. Li o texto. O texto confirmou o que já todos nós sabíamos. A Paula Freire era uma nova amiga. Conquistou-nos com as “armas” de um Ser Supremo. Amor, Amizade, Carinho, Ternura e uma vontade avassaladora de DAR… dar aos outros o afeto que tanta falta faz aos que dele precisam!
Um meu Blogue, em que colabora, e a infinita capacidade criativa da Paula, neste aspeto particular, a escrita, consolidou os nossos laços de amizade.
Escrever um livro, sempre foi um sonho da Paula. Um sonho agora concretizado com “Lírio, Flor-de-Lis” e que será, certamente, o início de uma longa caminhada que conduzirá a muitos êxitos editoriais.
Muitos parabéns Paula. Obrigado por seres minha amiga.
Bragança, 12 de janeiro de 2023
Henrique Martins
Há pessoas que nos enchem o coração, com palavras e gestos que nos marcam e, sem dúvida, perduram pelo tempo fora. São esses os verdadeiros, os que têm dentro, coração e alma! Obrigada eu, meu caro Henrique por, desse lado, fazeres a diferença, em tanto, para melhor.
EliminarQue saibas sempre, que a distância não significa nada quando um Amigo nos significa Tudo.