Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

'LÍRIO: FLOR-DE-LIS' - Livro de Paula Freire (colaboradora do Memórias...e outras coisas...)

 Fruto de uma promessa feita há muitos anos, a alguém especial que me mora no peito e na alma.
As páginas onde tantos dos que fizeram e fazem parte do meu percurso, que me inspiraram, apoiaram e me ofereceram asas para voar, estão presentes em Palavra e Homenagem.

A eles (Vós) agradeço a concretização do sonho... 🌹

'LÍRIO: FLOR-DE-LIS'

  •  Imagem de Capa por, Belisa Fernandes
  •  Prefácio, por Graça Foles Amiguinho
  •  Notas sobre o Autor e Revisão, por Cláudia Monteiro
  •  Editora Idryz, Imagem e Publicações

O livro pode ser adquirido através de contacto com a própria, para o e-mail:  lirio.flordelyz@gmail.com

2 comentários:

  1. Decorria a primeira década deste século e deste milénio. Um dia…
    Não. Não sou o Matusalém. Tenho que encontrar outro caminho, outro modo de escrever umas breves linhas sobre o que penso da Paula Susana Freire.
    Já sei. Vou começar pelo princípio. Afinal é sempre pelo princípio que tudo começa.
    Eram as 9 horas do dia 17 de novembro de 2005. A disciplina tinha um nome pomposo e motivador, “Técnicas de Chefia e Liderança”. A Formadora era a Drª Paula Freire.
    A Turma 2 do Curso de Formação Profissional para Chefes de Secção, que se estava a realizar no Centro de Estudos e Formação Autárquica em Coimbra, era muito bem comportada o que era natural atendendo a que todos os membros eram homens e mulheres adultos e com responsabilidades familiares e profissionais.
    - Bom dia. Chamo-me Paula Freire e sou a Monitora da disciplina de “Técnicas de Chefia e Liderança”.
    A Paula cativou de imediato, pelos atributos visíveis, a atenção de toda a turma. Beleza, bom gosto e sobretudo pela serenidade do olhar, pela paz que transmitia, pelas palavras pausadas e cheias de sabedoria.
    No final da aula os comentários iam todos no mesmo sentido. Simpática, bonita, cativante… a estas aulas não vou faltar com toda a certeza.
    Cedo percebi que a maior beleza da Paula, a imensidão da nobreza alheada a uma enorme simplicidade, não podia ser vista com os olhos. Tinha que ser sentida…
    A Paula Freire irradiava ternura, carinho, calma, humanidade e sabedoria.
    Curiosamente, a única falta que tive, em todo o curso, foi a uma aula de “Técnicas de Chefia e Liderança”.
    Por altura do Natal e ainda em Coimbra, organizamos (os alunos) uma Ceia de Natal. A única formadora convidada foi ela que, amavelmente, nos disse que compromissos anteriormente assumidos a impediam de aceitar o convite.
    Terminei o Curso com um ótima nota à disciplina ministrada pela Drª Paula Freire. Sendo a disciplina com a maior carga horária de todas, os meus 18 valores encheram-me de felicidade e gratidão.
    Regressados ao nosso burgo, Bragança, combinamos fazer um jantar que seria o culminar deste período das nossas vidas.
    Como tínhamos os contactos de todos os Formadores, tomei a iniciativa de lhes pedir que escrevessem um pequeno texto para ser lido, por um de nós, nesse jantar. Apenas um dos Formadores acedeu ao meu pedido, a Paula Freire.
    Assim foi. Li o texto. O texto confirmou o que já todos nós sabíamos. A Paula Freire era uma nova amiga. Conquistou-nos com as “armas” de um Ser Supremo. Amor, Amizade, Carinho, Ternura e uma vontade avassaladora de DAR… dar aos outros o afeto que tanta falta faz aos que dele precisam!
    Um meu Blogue, em que colabora, e a infinita capacidade criativa da Paula, neste aspeto particular, a escrita, consolidou os nossos laços de amizade.
    Escrever um livro, sempre foi um sonho da Paula. Um sonho agora concretizado com “Lírio, Flor-de-Lis” e que será, certamente, o início de uma longa caminhada que conduzirá a muitos êxitos editoriais.
    Muitos parabéns Paula. Obrigado por seres minha amiga.

    Bragança, 12 de janeiro de 2023
    Henrique Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que nos enchem o coração, com palavras e gestos que nos marcam e, sem dúvida, perduram pelo tempo fora. São esses os verdadeiros, os que têm dentro, coração e alma! Obrigada eu, meu caro Henrique por, desse lado, fazeres a diferença, em tanto, para melhor.
      Que saibas sempre, que a distância não significa nada quando um Amigo nos significa Tudo.

      Eliminar