Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana apresenta Rota Saber Fazer para dar a conhecer saber ancestral

 O brigantino Armando Pereira constrói instrumentos musicais de corda há sete anos


Desde que se aposentou, esta tem sido a actividade que o vai distraindo e que agora vai poder dar a conhecer aos visitantes que passem pelo território e que tenham curiosidade em perceber a identidade da região.

Este é um dos 13 artesãos que integram a "Rota do Saber Fazer", que a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana acaba de lançar, com o objectivo de dinamizar o turismo experimental no território.

O artesão está entusiasmado por dar a conhecer o que sabe fazer. "Mostro como se faz qualquer instrumentos de corda, desde guitarra portuguesa, a bandolim, cavaquinho. É preciso saber trabalhar as madeiras, escolhê-las. Acredito que vão aparecer interessados em ver".

O projecto é da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana e por isso abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor. A rota visa criar ofertas turísticas, aproveitando as potencialidades do território, no que toca às pessoas e ao seu saber fazer, esclareceu o Secretário-Geral da associação de municípios, Manuel Miranda. "Pretendemos dar visibilidade ao território, a uma área muito específica que tem a ver com a valorização das pessoas e do saber fazer ancestral. Este projecto tem uma identidade fundamentada naquilo que é o património histórico-cultural do território, apresentado através dessas duas grandes componentes: artesãos e saber fazer. Queremos preservar as práticas rurais do nosso território e queremos transformar isso num turismo de experiências".

Esta é mais uma boa desculpa para visitar o território e a informação está à distância de um clique. "As pessoas podem escolher um programa pré-formatado e reservá-lo. Depois será operado. Haverá operadores turísticos que o disponibilizarão. Toda a informação está disponível na plataforma digital. Há uma porta de entrada em cada município com a mostra de sartesanias e artesãos que estão presentes na rota, bem como toda a informação sobre esta".

A rota integra oficinas artesanais para aprender a fazer as máscaras dos caretos de Podence, instrumentos musicais, artesanato em madeira, albardeiro, olaria, tecelagem, tanoaria, trabalhos em xisto, bonecas de trapos, trabalhos em couro e arte têxtil.

O investimento é de cerca de 200 mil euros, sendo que a rota é financiada em 70% pelo Programa Valorizar. O restante investimento é da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário