Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

SERRA DE PASSOS ACOLHE PROVA DO CAMPEONATO NACIONAL DE SKYRUNNING

 O Grupo Mirandela a Correr vai organizar a primeira prova do campeonato nacional de Skyrunning 2023 “Serra de Passos”, no dia 15 de abril deste ano, depois de ter sido aprovada a candidatura apresentada à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.


Uma notícia recebida com enorme satisfação por Hélder Silva, do Mirandela a Correr. “Obtivemos o sinal verde por parte da federação de que a prova foi aceite para o campeonato nacional de elite sendo que já é certo que também haverá uma prova para jovens, faltando apenas definir se será uma prova para iniciados, nos 10 quilómetros, ou dos sub/23 na prova dos 24 quilómetros”, refere.

Este foi um processo muito rápido que começou a ter boas indicações de que poderia ser uma realidade, há cerca de dois meses, a quando da segunda edição do Trail “Serra de Passos”, onde João Paulo Queirós, técnico de Skyrunning da federação, esteve a acompanhar a prova e a elaborar um relatório que confessou ser muito positivo. “É uma prova com qualidades inerentes, não só por causa da serra de Passos, mas também a própria organização que esteve muito bem, pelo que tem boas potencialidades para fazer parte do nosso calendário, assim eles o desejem e é o que vamos referir no relatório”, afirmou o técnico.

Hélder Silva não tem dúvidas da “enorme visibilidade que esta prova pode trazer para Mirandela e para toda a região e estamos confiantes que vai ser um sucesso”, acredita.

Hélder Silva prefere não elevar demasiado as expetativas no primeiro ano em que a prova de skyrunning acontece em Mirandela. “O ano passado, sem esta vertente do campeonato Centro Norte e Centro Sul, as provas andam com uma média de 200 atletas, mas não queremos estar a criar grandes expetativas à junta de freguesia de Passos, nem à própria autarquia de Mirandela, e que depois não se concretizem. Agora temos de ter os pés no chão, dar um passo de cada vez e ter um crescimento sustentado porque é assim que se conseguem os bons resultados”, acrescenta..

Agora é preciso arregaçar as mangas e começar a trabalhar na preparação da prova porque faltam menos de três meses. Hélder Silva espera contar “com os apoios necessários da freguesia e do Município” e lança desde já um apelo ao setor da hotelaria e restauração. “Nem que seja para fazer alguns descontos aos atletas”, lembrando o que aconteceu no trail do passado mês de novembro. “Uma das queixas que tivemos dos atletas é que não tinham onde ficar. Seria importante a hotelaria e o turismo que existe em Mirandela juntarem-se ao evento para conseguirmos dar essa oferta aos atletas na plataforma de inscrição, porque fizemos esse apelo e só um turismo rural respondeu. É triste ver atletas irem dormir a Valpaços”, rematou.

Mirandela passa a integrar o calendário nacional de Skyrunning da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, já em 2023, com a prova agendada para 15 de abril.

Jornalista: Fernando Pires
Foto: Guillem Casanova

Sem comentários:

Enviar um comentário