Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Greve dos professores encerra agrupamentos de escolas no distrito

 A greve dos professores levou ao encerramento de várias escolas pelo distrito


Nesta nova ronda de protestos dos professores por todo o país, hoje, foi a vez do distrito de Bragança. O agrupamento de escolas Abade Baçal, em Bragança, nem sequer chegou abrir portas. A dirigente sindical dos Professores do Norte, Teresa Pereira, esteve em protesto à porta da escola a realçar o descontentamento dos professores.

“Há professores com muito tempo de serviço e estão a meio da carreira, portanto, não vão chegar ao final. É necessário que nos vão repondo, ainda que faseadamente, o tempo que foi retirado, neste momento ainda estão seis anos e meio por repor aos professores”, disse.

Esta manhã, o ministro da Educação está reunido com a Fenprof para mais uma ronda de negociações. Teresa Pereira afirma que as medidas do ministério são meros remendos. A diminuição das zonas pedagógicas, para que os professores fiquem colocados mais perto de casa. No entanto, a dirigente sindical alerta para problemas que possam surgir daí.

“Irá ser pior, segundo esta proposta, que é fazer o aproveitamento de horas de professores que não tenham horário completo, que terão de ser completados nessas escolas dessa zona, o que implica que à sua custa terá que se deslocar, por exemplo, de Bragança a Vinhais”, explicou.

João Afonso é professor há 36 anos e também aderiu ao protesto. O docente diz que está em causa a dignidade e o respeito pelas pessoas, criticando as propostas que estão a ser feitas pelo ministério da Educação.

“Não percebo porque há aversão à lista graduada, não consigo entender. Se têm vagas para quadros de zona, disponibilizem as vagas, cria-se uma lista ordenada, e em função dessa lista, os professores vão ocupar essas vagas”, referiu.

O agrupamento de escolas de Miranda do Douro está encerrado, assim como o de Vinhais. De acordo com o dirigente sindical dos Professores da Zona Norte, Manuel Pereira, a adesão superou as expectativas.

Na escola secundária Emídio Garcia meia centena de professores também estiveram em protesto, mas a escola não fechou por haver assistentes operacionais que assegurem o funcionamento da escola.

As escolas do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, à excepção do Jardim-de-Infância de Travanca, estão todas encerradas esta sexta-feira devido à greve dos professores e restantes profissionais da educação, cuja adesão ronda os 100%.

Às 11h os professores os vários sindicatos vão concentrar-se na Praça da Sé, em Bragança, para apresentarem uma moção.

A greve começou na segunda-feira e é convocada por uma plataforma de oito organizações sindicais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário