“Esta comunidade tem capacidade para apoiar várias empresas e negócios locais, bem como famílias da região. E é disso que estão à procura: famílias, empresas e negócios que se queiram juntar e consumir energia limpa a uma tarifa mais baixa que a do mercado. Até ao momento, a comunidade conta já com alguns membros, mas há ainda espaço para acolher mais interessados em participar nesta partilha comunitária de energia” refere a mesma nota de imprensa.
Existem vários envolvidos nas CER, a começar por um produtor – os Bombeiros Voluntários – que produz energia solar. Toda a energia que não for consumida, será partilhada com todos os membros da Comunidade, durante as horas de produção solar. “Para consumirem esta energia, os membros não têm qualquer necessidade de instalar painéis solares na sua propriedade refere, adiantando que “ao juntar-se à Comunidade, cada membro está a garantir a redução da sua tarifa de energia solar em até 30%, quando comparada às tarifas de mercado, e pode poupar até uma fatura de eletricidade por ano”.
O comunicado explica ainda que “ao aderir, garante ainda a redução da sua pegada de carbono e, ainda, um desconto adicional, limitado aos primeiros membros a aderir”.
“Esta Comunidade de Energia, já instalada e em pleno funcionamento, pronta para receber novos membros, para além de permitir aos Bombeiros Voluntários apoiar as famílias e negócios da comunidade, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentando as poupanças da associação e contribuirá para a sua independência energética”, explica Ângela Bernardes, diretora da equipa de Customer Success Management da Cleanwatts.
Este projeto, que vem no seguimento de outros que a Cleanwatts tem vindo a desenvolver, nacional e internacionalmente, tem como objetivo “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia e o combate à pobreza energética na região”.
“A adesão à CER é totalmente grátis e não implica cancelamento de contrato com o fornecedor atual. Para os interessados em aderir a esta, basta estar num raio de 2km da instalação. Os membros manterão o seu fornecedor para a compra da energia que a CER não puder fornecer (por exemplo, a energia consumida durante a noite). A Cleanwatts trata de todo o processo burocrático e os membros continuarão a receber uma fatura do atual comercializador, com a quantidade de energia consumida exclusivamente dele. Adicionalmente, os membros receberão uma fatura da sua CER local, relativa ao seu consumo de energia limpa. O consumo não será faturado duas vezes, será apenas dividido em função da origem da energia” finaliza o comunicado.
Desta forma, as duas entidades juntaram-se para promover um evento de esclarecimento, a decorrer no dia 23 de julho, pelas 17:30h, na sede dos Bombeiros Voluntários. Esta destina-se “a dar a conhecer este projeto à população local e, ainda, oferecer um desconto adicional na primeira fatura de eletricidade dos primeiros 30 membros residenciais a aderir. Nesta sessão, pode contar com a participação do Comandante dos Bombeiros, Óscar Esménio e do Presidente da Junta, Rui Simão, que irão partilhar algumas palavras sobre o impacto local do desenvolvimento de uma Comunidade de Energia” refere o comunicado enviado à redação do Canal N.
Sem comentários:
Enviar um comentário