Até 21 de fevereiro de 2025, a exposição “Pare, Escute e Olhe: O Ramal Ferroviário do Sabor” está patente no antigo matadouro de Torre de Moncorvo. A iniciativa, inaugurada a 18 de janeiro, surge de um projeto final de arquitetura realizado por alunos do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), que criaram propostas de revitalização para as estações de Larinho, Carviçais e Carvalhal.
A exposição integra 11 maquetes das antigas estações ferroviárias da Linha do Sabor, resultado de um projeto académico desenvolvido ao longo de 14 meses sob a orientação de uma equipa multidisciplinar de docentes, incluindo José Luís Possolo de Saldanha, Paula Cristina André dos Ramos Pinto, Maria Rosália Palma Guerreiro e Filipe Jorge da Silva Brandão.
O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade e as autoridades para o potencial de recuperação destas infraestruturas ferroviárias abandonadas. Segundo os organizadores, estas estruturas podem ser inseridas em programas de incentivo que atendam aos interesses da população e das administrações locais, fomentando o desenvolvimento regional e nacional.
A exposição pode ser visitada na Loja Interativa de Turismo de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário