Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 25 de janeiro de 2025

Torre de Moncorvo tem agora uma Unidade Móvel de Saúde que já começou a percorrer concelho

 O presidente da câmara, José Meneses, esclarece que se pretende levar os cuidados de saúde a quem, muitas vezes, tem dificuldade em se deslocar para os receber


Começa a funcionar este mês uma Unidade Móvel de Saúde, em Torre de Moncorvo. Esta é uma parceria entre a câmara municipal, a Santa Casa da Misericórdia e a Unidade Local de Saúde do Nordeste. A equipa da unidade é composta por profissionais especializados, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, que vão percorrer todas as localidades do concelho.

O presidente da câmara, José Meneses, esclarece que se pretende levar os cuidados de saúde a quem, muitas vezes, tem dificuldade em se deslocar para os receber.

“O objetivo é levarmos a saúde às nossas freguesias, ou seja, à proximidade com os utentes. Os meios de transporte são, cada vez são mais, escassos, as pessoas idosas têm dificuldades para vir ao centro de saúde. E sendo assim, o município, e sendo   essa a intenção do município, tem de levar a saúde, levar os pequenos cuidados médicos, nomeadamente fazer um pequeno penso, levar a própria medicação, fazer os testes da glicémia, que poderão ser feitas por uma enfermeira, por uma fisioterapeuta, por um nutricionista, ou seja, o objetivo é levar várias valências a todas as freguesias, evitando a deslocação para Torre de Moncorvo, para o centro de saúde”, explicou.

A santa casa disponibiliza a unidade móvel e a câmara suporta as despesas, que são de três mil euros por mês. A ULS do Nordeste regista, nas plataformas oficiais, aquilo que é feito, com cada utente. José Meneses assegura que todas as localidades serão visitadas, pelo menos, uma vez por mês. “A ideia é cobrir todo o território”, referiu.

Tendo em atenção que muitos idosos se deslocam à vila apenas por causa de uma consulta, o presidente diz que a saúde será cada vez mais uma prioridade em Torre de Moncorvo.

“Por vezes têm que sair de manhã e depois voltar ao fim do dia para ter uma consulta somente de 10 minutos e a preocupação da Câmara Municipal é a saúde, a saúde dos munícipes. Por isso, vamos ter cada vez mais uma aposta muito forte na saúde e naquilo que tiver ao alcance das câmaras municipais, ou neste caso a nossa, vai ser essa a nossa preocupação. Com as pessoas e com a saúde”, rematou

A partir deste mês, os munícipes de Torre de Moncorvo não precisarão deslocar-se ao centro de saúde para controlo da tensão arterial e da diabetes ou para fazer curativos, entre outros cuidados médicos.

Escrita por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário